Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 537-1

Poster (Painel)


537-1

Relações entre motivos para evasão do ensino superior, variáveis socioeconômicas e desempenho acadêmico

Autores:
Thaline da Cunha Moreira1, Rodolfo Ambiel1, Viaviane Eneas dos Santos1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, Itatiba-SP, CEP 13.251-900)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O ensino superior brasileiro tem crescido consideravelmente desde o final da década de 1990, o que pode ser medido pelo aumento no número de alunos ingressando em um curso superior e também da quantidade de instituições de ensino. No entanto, apesar da expansão do ensino superior no Brasil, é possível verificar um aumento de alunos que trancam a matrícula ou desistem do curso, ocasionando a evasão do ensino superior. A evasão acadêmica é um processo complexo e que envolve diversos fatores, entre os motivos que podem estar relacionados na decisão do aluno de evadir do curso superior encontra-se as suas características pessoais, situação financeira, desempenho acadêmico, entre outros. O presente estudo teve como objetivo verificar as relações entre motivos para evasão universitária e variáveis socioeconômicas e de desempenho acadêmico. Participaram do estudo 153 estudantes universitários de uma instituição particular do interior de São Paulo, as idades variaram entre 18 e 59 anos, com 74,5% do sexo feminino. Os instrumentos aplicados foram a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES) e um questionário socioeconômico e de desempenho acadêmico. Os resultados permitiram verificar que a variável idade obteve o maior número de correlações com os itens da M-ES, sendo que o conteúdo dos itens era prioritariamente relativo ao orçamento doméstico e atividades de trabalho. Assim, foi possível notar dentre os resultados obtidos que conforme a idade dos participantes aumentava, mais fortes eram os motivos relativos a falta de suporte, além disso, este estudo permitiu verificar a importância da satisfação com o curso como um elemento preventivo em relação a evasão.

Palavras-chave:
 evasão, ensino superior, estudantes universitários, avaliação psicológica