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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 538-1

Poster (Painel)


538-1

A RELAÇÃO ENTRE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E PERSONALIDADE TIPO D EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores:
MENEZES JUNIOR, J. O.1, ANDRADE, J. M.1, OLIVEIRA, J. Q.1, PENHA, L. M. F.1, OLIVEIRA, B. L. D.1, PASSOS, H. F. C.1, UCHÔA, S. M.1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil CEP: 58051-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Indivíduos com personalidade tipo D tendem, simultaneamente, a vivenciar emoções negativas e a inibir expressões de emoções na interação social, possuindo sentimento permanente de preocupação e baixo limiar de irritabilidade. Estudos apontam que essas características podem estar relacionadas com os altos índices de insucesso, inadaptação, insatisfação, avançando inclusive para o abandono dos cursos de Ensino Superior. Neste sentido, o estudo objetivou relacionar vivências acadêmicas e personalidade tipo D em estudantes universitários. Para isso, utilizou-se o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) e a Escala de Personalidade Tipo D – Estressada (DS-14). Participaram do estudo 273 estudantes universitários, com idades entre 16 e 54 anos (M=21; DP= 5,35) e maioria do sexo feminino (53,4%). Correlações r de Pearsonrevelaram associações negativas e significativas (p< 0,001)entre os fatores “Afetividade Negativa” e “Inibição Social” com os fatores “Carreira” (r= -0,32 e r= -0,25), “Interpessoal” (r= -0,30 e r= -0,46), “Pessoal” (r=-0,70 e r= -0,40), “Estudo/Aprendizagem” (r= - 0,37 e r= - 0,25) e “Institucional” (r= -0,27 e r= -0,23), respectivamente. No que tange aos indicadores encontrados, altos índices de Afetividade Negativa e Inibição Social refletem em baixos índices de envolvimento com o curso, percepções negativas sobre o bem-estar, relações interpessoais deficientes e baixo envolvimento com as atividades curriculares. O estudo apontou evidências de relações inversamente proporcionais entre os fatores da escala QVA-r e DS14, sugerindo reflexões acerca da necessidade de intervenções de cuidado ao público universitárioque enfrenta problemáticas específicas, tais como extensa jornada de estudos, adaptação ao meio acadêmico e relacionamento com os colegas. Os jovens que ingressam na universidade confrontam-se com uma série de desafios que merecem uma análise mais atenta pelas autoridades e serviços acadêmicos com maiores responsabilidades na recepção e apoio a esses estudantes.

Palavras-chave:
 Afetividade, Inibição Social, Personalidade, Vivências Acadêmicas