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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 579-1

Oral (Tema Livre)


579-1

Escala de identificação de dotação e talento: construção de instrumento e validade de conteúdo

Autores:
Freitas, M. F. R. L.1, Schelini, P. W.1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luís, km 235. São Carlos, SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Alunos com características de dotação e talento (D&T), também conhecidos como superdotados, tendem a ser subidentificados no Brasil, visto que há poucas iniciativas efetivas nesse sentido, apesar do respaldo de políticas e legislações educacionais na área. Esses alunos só têm a oportunidade de desenvolverem seus talentos depois que suas habilidades forem reconhecidas. A identificação de D&T demanda uma busca ativa pelas capacidades naturais dos indivíduos e, por isso, pode ser realizada por diversos meios. Dentre eles, se destaca a nomeação por professores, que consiste na avaliação dos alunos feita por docentes. Uma das formas de realizar a nomeação por professores se dá mediante a aplicação de instrumentos validados para esse fim. Sendo assim, os objetivos deste trabalho foram elaborar uma escala para identificação de características de D&T, fundamentada no Modelo de Dotação de Munique, e analisar suas evidências de validade baseadas no conteúdo, por meio da avaliação de juízes especialistas. Para alcançar os objetivos propostos, atuaram como juízes cinco mestres e doutores especialistas em D&T e com conhecimentos básicos sobre o Modelo de Dotação de Munique. Utilizou-se a Escala de Identificação de Dotação e Talento (EIDT), elaborada inicialmente com 120 itens, divididos em seis domínios, com quatro pontos possíveis de resposta. Os itens foram aleatoriamente distribuídos em um formulário online, enviado aos juízes. As análises revelaram que o índice de concordância geral obtido para a EIDT foi de 82%. Dos 120 itens, 22 deveriam ser excluídos pelos critérios psicométricos estabelecidos e outros 42 tiveram modificações na escrita. Após as análises, a escala se constituiu por 98 itens. Os juízes foram capazes de julgar os itens com acurácia e apresentar alternativas de reescrita que facilitam a compreensão pelos participantes. Demais estudos devem ser feitos com o intuito de analisar a precisão e a estrutura fatorial da escala.

Palavras-chave:
 dotação, talento, identificação, psicometria