Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 595-1

Poster (Painel)


595-1

Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita (TIDE) e autoestima em adolescentes: Evidências de validade com base em variáveis externas.

Autores:
Bruna Mattos Machado1, Léia Gonçalves Gurgel1, Lívia Padilha de Teixeira1, Richard Chuquel de Ávila1, Julise Lemonje1, Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly2, Caroline Tozzi Reppold1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245), 2 UNB - Universidade de Brasília (Asa Norte)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O estudo da autoestima no contexto da Avaliação Dinâmica é considerado relevante por ser uma abordagem de avaliação cognitiva que busca compreender os aspectos afetivos-emocionais no processo de aprendizagem. Dessa forma, o TIDE propõe-se a avaliar o potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos em alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Sua estrutura é composta pelas etapas de pré-teste, módulo instrucional e pós-teste, fornecendo três medidas de desempenho: Escores I (representa as alterações por elementos da narrativa), II (relaciona-se à utilização das respostas dadas) e III (descreve a diferença entre os textos pré e pós-teste). Diante disto, o presente trabalho verificou a relação entre autoestima e potencial de aprendizagem em escrita em adolescentes. Participaram do estudo 299 estudantes da rede pública e privada de Porto Alegre, com idade entre 10 a 17 anos. A autoestima foi avaliada por meio da Escala de Autoestima de Rosenberg. Os resultados apontaram correlações positivas significativas entre autoestima e o Escore II, denotando que quanto maior a autoestima, melhor o desempenho neste escore. Estes resultados vão ao encontro de estudos anteriores sobre os processos de aprendizagem e sua associação com autoimagem, autoestima e habilidades metacognitivas. Outros estudos também apontam que a autoestima é um dos fatores preditores de resultados favoráveis no âmbito acadêmico, que por sua vez envolve habilidades cognitivas, corroborando os achados da presente pesquisa. Assim, conclui-se que o TIDE apresentou evidências de validade em relação a autoestima, enquanto variável externa relacionada ao potencial de aprendizagem em escrita de textos narrativos.

Palavras-chave:
 adolescente, escrita, estudos de validade, validade dos testes