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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 595-2

Poster (Painel)


595-2

Avaliação da autoestima, autoconceito e autopercepção de adolescentes: revisão de instrumentos

Autores:
Bruna Mattos Machado1, Léia Gonçalves Gurgel1, Lívia Padilha de Teixeira1, Caroline Tozzi Reppold1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Rua Sarmento Leite, 245)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A autoestima é entendida como a análise que o indivíduo faz de si mesmo, em relação às competências e valores. Já o autoconceito está voltado para o conceito e a percepção que o sujeito forma de si próprio. Estes construtos são vistos como preditores de desempenhos positivos na adolescência e na vida adulta, em áreas como relacionamentos interpessoais e acadêmicos, demonstrando a importância de sua avaliação. Este trabalho objetivou verificar sistematicamente na literatura os instrumentos utilizados para avaliação de autoestima, autoconceito e autopercepção de adolescentes, em ensaios clínicos randomizados, nos últimos 10 anos. Foram pesquisadas as bases de dados: MEDLINE, Scopus, LILACS, Psycinfo e Scielo. Os termos de busca foram “PsychologicalTests”, “Self Concept”, “Self Esteem”, “Self Perception”, “RandomizedControlledTrial”, e “Adolesc*”.Como critérios de inclusão, foram considerados os estudos que apresentavam avaliação dos construtos investigados, publicados nos últimos 10 anos, e que incluíssem participantes adolescentes na amostra. Foram excluídos aqueles estudos que não relataram o uso de instrumentos. Foram encontrados 268 artigos, dos quais 20 foram selecionados por atenderem aos critérios de elegibilidade. Ao todo, foram identificados sete instrumentos diferentes de avaliação da autoestima. Dos 20 estudos, 12 utilizaram a Escala de Autoestima de Rosenberg. Nenhum dos estudos avaliava especificamente autoconceito ou autopercepção. Diversos contextos de pesquisa foram incluídos, principalmente intervenções cognitivas em jovens com transtorno alimentar, bem como intervenções em adolescentes com outros transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia, déficit de atenção e hiperatividade, depressão e ansiedade. Não foram encontrados instrumentos de avaliação do autoconceito e da autopercepção, demonstrando lacuna importante na literatura. Observou-se que há escassez de instrumentos para avaliação da autoestima, sendo a Escala de Autoestima de Rosenberg amplamente utilizada. Tais resultados sugerem a necessidade de aprofundamento das pesquisas, especialmente na construção de instrumentos válidos e fidedignos para a avaliação de adolescentes.

Palavras-chave:
 adolescente, autoconceito, autoestima, autopercepção, avaliação psicológica