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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 600-2

Oral (Tema Livre)


600-2

O Desenho-Estórias com Temas como procedimento diagnóstico e interventivo

Autores:
Hilda Rosa Capelão Avoglia1, Tse, Carolina1, Simões, Mariana1, Moreira, Bianca1
1 METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (R. Alfeu Tavares, 149. R.Ramos. CEP 09641-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Desenho-Estória com Tema facilita a capacidade de expressão dos indivíduos, se constitui em uma importante ferramenta para auxiliar a compreensão diagnóstica, especialmente no diagnóstico do tipo compreensivo. Além de seu valor investigativo, acrescenta-se o caráter interventivo, uma vez que facilita a comunicação emocional. O objetivo do estudo é refletir sobre a utilização do Desenho Estória com Tema no contexto diagnóstico e interventivo. Trata-se de um estudo de caso de uma menina de 6 anos de idade que se encontrava há um ano em situação de acolhimento em um abrigo no município de Diadema / SP. Para este caso, foi utilizada a entrevista do tipo semidirigida e o Desenho-Estória com Tema, no qual foi solicitado que desenhasse em uma primeira produção “uma menina qualquer” e, posteriormente, em uma segunda produção “uma menina que convive em um abrigo”. Os resultados foram analisados psicanaliticamente mostraram que, na primeira produção, o desenho é de uma princesa, diante da qual conta a estória; já na segunda, resiste desenhar a menina que mora no abrigo, verbalizando que apenas sabe desenhar princesas. Assim o faz, seguida de uma estória breve na qual a princesa morre sem gratificar seus desejos. A análise conjunta desse material apontou a necessidade de afeto e proteção desencadeados por sentimentos de insegurança e medo do abandono. O conteúdo analisado serviu de fonte para compreensão diagnóstica e subsidiou a construção de indicativos visando a intervenção. Com base na articulação entre o gráfico e o verbal, foi possível interpretar fantasias de enfermidade e cura, permitindo pensar em encontros com a criança inspirados na temática da princesa, e, deste modo, aliviar a angústia diante da dolorosa convivência no abrigo. O procedimento mostrou-se uma interessante estratégia tanto para o enquadramento diagnóstico quanto interventivo e eficiente diante de um tema socialmente complexo como é o abrigo.

Palavras-chave:
 Abrigo, Desenho-Estória com Tema, Situação de Acolhimento