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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 602-2

Poster (Painel)


602-2

Diferenças entre os sexos nos índices da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC-IV

Autores:
RAMOS, B. S.1, SANTOS, M. C.1, RODRIGUES, S.K.S.1, BRAGA, JAKELINE MANGUEIRA1, VILAR, E.M.L.N.1, SOUZA, M.S.1
1 UFF-PUCG - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (Rua José do Patrocínio, 71, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ - CEP: 28.010-385)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Existe uma ampla discussão na literatura científica sobre diferentes desempenhos em tarefas cognitivas para os sexos masculino e feminino. Vários estudos apontam para uma melhor performance feminina em memória verbal, tarefas que façam uso de informação fonológica e semântica e velocidade perceptual enquanto que as tarefas envolvendo habilidade viso-espacial, memória de trabalho e raciocínio lógico-matemático seriam melhores desempenhadas por homens. O objetivo desse estudo é verificar se essas diferenças aparecem nos índices avaliados pela Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC-IV, quais sejam, compreensão verbal, organização perceptual, memória operacional, velocidade de processamento e QI total. Participaram desse estudo 27 crianças/adolescentes com idades variando entre 10 a 16 anos (M=12,96 e DP=2,59), sendo 51,9% do sexo masculino. Utilizou-se o WISC-IV, que foi aplicado individualmente, com duração aproximada de duas horas. Foi concedida a aplicação do teste pelos pais dos participantes, mediante TCLE. Foi feita uma análise de diferença de média comparando os sexos masculino e feminino com o desempenho nos índices avaliados pelo WISC-IV. Como resultado, apenas o índice compreensão verbal apontou diferentes desempenhos, de maneira que as meninas obtiveram médias significativamente maiores que as médias dos meninos. Esse resultado coaduna com achados da literatura. Sugere-se que estudos futuros tenham uma amostra maior, com maior variabilidade de idades para que essas diferenças sejam melhor investigadas.

Palavras-chave:
 desempenho cognitivo, diferença entre sexos, WISC-IV