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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 603-1

Poster (Painel)


603-1

UMA EXPERIÊNCIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA PROFº JOÃO IGNÁCIO DE MENDONÇA - UFBA

Autores:
Clara Carvalho1
1 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (Rua Aristides Novis, s/n, Federação, Salvador-BA)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Grupo Especializado em Avaliação Psicológica (GEAP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma clínica-escola especializada em avaliações e diagnósticos psicológicos para a comunidade, incluindo estudantes da própria universidade (exceto aqueles que estudam no campus de Psicologia). Sua finalidade é abrigar as atividades práticas de alunos de Psicologia. Para tanto, o objetivo do serviço prestado não é rotular ou reforçar estigmas, mas, a partir de técnicas reconhecidas e práticas e linguagens apropriadas, buscamos uma melhor compreensão acerca dos aspectos da vida de uma pessoa para, ao final, elaborarmos um psicodiagnóstico. As atividades possuem uma carga horária semestral de 68h. A experiência aqui relatada teve início em Agosto de 2014, findando-se em fevereiro de 2015. O desenvolvimento dos psicodiagnósticos foram realizados dentro do referencial psicanalítico, que valoriza a entrevista clínica e a escuta da demanda trazida pelo paciente. O uso dos testes psicológicos foi complementado por entrevistas clínicas não apenas direcionadas ao problema, mas que visavam, sobretudo, uma maior compreensão dos sintomas apresentados. Assim, foram feitas análises dos diversos fatores que compunham a vida do sujeito e a relação com o seu sintoma, bem como trocas de informações com a equipe que compõe o GEAP. A partir deste trabalho, tornou-se perceptível o caráter interventivo que a Avaliação Psicológica pode possuir. A capacidade de transformação, viabilizada pela intervenção, fez-se presente nos relatos dos responsáveis pelos pacientes atendidos, os quais relatavam importantes mudanças comportamentais apresentadas e os benefícios adquiridos. Dessa forma, ao contar a sua história e as suas experiências, revivendo-as no relacionamento com o psicólogo em formação, permitiu-se ao paciente modificá-las bem como modificar-se com o auxílio das devoluções do psicodiagnóstico.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Clínica escola, Psicodiagnóstico