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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 608-2

Poster (Painel)


608-2

Avaliação de aritmética em crianças de escola pública e particular: comparação de desempenho

Autores:
Gonçalves, B1, Batista, S1, Oliveira, P1, Dias, N1, Mecca, T1
1 UNIFIEO - Centro Universitário Fieo (Av. Franz Voegeli, 300, Osasco-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A aritmética é compreendida como o estudo dos números e das operações que podem ser realizadas com eles. Está inserida no domínio da Matemática, competência acadêmica básica ao lado da leitura e da escrita, e constitui uma importante habilidade a ser desenvolvida no período escolar. Tem sido estudada pela psicologia cognitiva em busca de melhor compreensão dos componentes e dos processos envolvidos no desempenho e nas alterações desta habilidade.Neste contexto, o presente estudo comparou o desempenho de crianças de escola pública e particular, por meio de um teste padronizado que avalia habilidades aritméticas. Participaram 51 crianças, com idades entre 7 e 8 anos, estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma particular da grande SP. As crianças foram avaliadas individualmente na Prova de Aritmética (PA) que avalia distintos aspectos da competência aritmética, incluindo escrita por extenso e da forma algébrica de números, escrita de sequências numéricas crescentes e decrescentes, comparação de grandeza numérica, cálculo de operações apresentadas por escrito e oralmente e resolução de problemas matemáticos. As análises foram realizadas considerando as pontuações-padrão nos fatores processamento numérico, cálculo e escore total e o desempenho dos grupos foi comparado a partir do Teste t de Student. Observou-se desempenho significativamente inferior dos alunos da escola pública nas tarefas de processamento numérico, calculo e escore total em relação aos de escola particular. Enquanto o desempenho dos alunos de escola pública situou-se dentro da faixa média para todos os escores, o desempenho dos estudantes da escola particular situou-se na classificação alta para todos os escores. Esses resultados apontam para a necessidade da elaboração de normas distintas para aplicação do instrumento em crianças de escola particular, uma vez que as normas disponíveis contemplam apenas crianças de escolas públicas.

Palavras-chave:
 aprendizagem, processos cognitivos, Desempenho matemático, normas