Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 610-1

Poster (Painel)


610-1

TEMPO DE FIXAÇÃO OCULAR EM ESTÍMULOS SOCIAIS: COMPARAÇÃO ENTRE GRUPOS DISTINTOS

Autores:
Marcelo Vieira Pliopas1, Gabriela Carneiro Martins1, Beatriz Marques Sanchez1, Tales Elias Lima1, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira1, Rachel Sayuri Honjo2, Chong Ae Kim2, Ana Alexandra Caldas Osório1
1 MACKENZIE - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua da Consolação, 930 - Consolação, São Paulo - SP), 2 FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255-Cerqueira César, São Paulo - SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Síndrome de Williams (SW) é um transtorno raro de origem genética que é resultado da deleção de parte do cromossomo 7. Entre as características fenotípicas desta síndrome, são relatadas dificuldades em inibir aproximação social a estranhos. O presente estudo partiu do pressuposto de que ao julgar se um determinado indivíduo é confiável, uma pessoa irá buscar a informação relevante principalmente na região dos olhos e da boca. Neste estudo, foi comparado o tempo de fixação (TF) em tais áreas em indivíduos com SW e desenvolvimento típico (DT). Para a coleta de dados, foram analisados os dados de quatro participantes com SW pareados com quatro controles DT. Os participantes com SW tinham entre 21 e 31 anos (M = 25.25 anos; DP = 4.65), enquanto os participantes com DT tinham entre 21 e 29 anos (M = 24.50 anos; DP = 3.70), sendo que 25% das participantes eram mulheres. Para a coleta dos dados, os sujeitos realizaram uma tarefa na qual eram requisitados a olharem para a imagem de um rosto e a partir desta julgarem se escolheriam se aproximar daquela pessoa, enquanto que, concomitantemente uma câmera de eye – tracking captava os seus movimentos oculares. Foi verificada uma interação marginalmente significativa entre região de fixação e grupo, mais concretamente, foram verificadas diferenças marginais no TF dedicado às áreas de interesse (versus fora das áreas de interesse) entre o grupo SW e o grupo DT, independentemente no nível de confiabilidade das imagens (confiável versus não confiável), F(1,6) = 4.59, p=.076. O grupo com SW apresentou significativamente maior TF fora das áreas de interesse e menor TF dentro de tais áreas do que o grupo DT. Estes resultados sugerem um possível papel dos padrões de fixação ocular nas dificuldades evidenciadas pelas pessoas com SW em realizar julgamentos de confiabilidade.

Palavras-chave:
 Sindrome de Willians, Desenvolvimento Típico, Confiabilidade, Tempo de Fixação