Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 624-1

Oral / Poster


624-1

AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE EM CONTEXTOS DIVERSOS: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Autores:
Espindola,Cybele1, Espíndola,Cybele1, Vasconcelos,Cristiane1, Rios,Joan1
1 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz), 2 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz), 3 UNIFOR - Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

INTRODUÇÃO: a presente mesa apresenta três estudos que analisam as contribuições da avaliação de personalidade em contextos diversos da Psicologia. MÉTODOS: dois estudos se fundamentam em relatos de pesquisa e o último, em relato de experiência. RESULTADOS: o primeiro estudo aborda a dinâmica emocional de 7 pacientes submetidas à cirurgia bariátrica a partir do desenho da figura humana e da escala de silhuetas, analisa o processo de emagrecimento, suas repercussões psíquicas e a ansiedade frente às inúmeras mudanças. O segundo estudo volta-se para a avaliação de personalidade em um programa intercâmbio cultural internacional, apoiado em 1.200 protocolos coletados ao longo de 20 anos, possibilitando uma cartografia dos traços de personalidade que perpassa o processo das escolhas de cada sujeito. O terceiro estudo por sua vez, trata da relevância da perícia psicológica em casos de suspeita de abandono e/ou abuso em jovens e crianças, focalizando a importância das observações comportamentais, das entrevistas e instrumentos projetivos de análise da personalidade tais como o HTP (House, Tree e Person), DFH (Desenho da Figura Humana) e Rorschach,bem como seus principais indicadores. CONCLUSÕES: os estudos ressaltam o lugar da avaliação de personalidade como eixo central nos mais diferentes contextos psicológicos, reafirmando assim a necessidade de maior investimento em instrumentos dessa natureza.

Resumo Apresentador 1

A imagem corporal é definida por Schilder (1994) como a figuração formada na mente a respeito do corpo, englobando aspectos fisiológicos, sociais, afetivos e libidinais.Trata-se de um constructo multifatorial, lábil e constituído de diversas facetas.O presente estudo aborda a dinâmica emocional de 7 pacientes submetidas à cirurgia bariátrica a partir do desenho da figura humana e da escala de silhuetas, analisa o processo de emagrecimento, suas repercussões psíquicas e a ansiedade frente às inúmeras mudanças.Embora com a diminuição do IMC, as participantes demonstraram certo nível de insatisfação com a forma corporal atual e o desejo de pesar menos. A maioria apontou a silhueta 2 como sendo a ideal. Enquanto que a silhueta 4 foi apontada como a que corresponde mais frequentemente à situação atual Observou-se tendência a subestimação do peso perdido.A cirurgia bariátrica configurou indubitavelmente na vida dessas mulheres, um momento marcante de intensas mudanças, uma oportunidade de reconstrução pessoal. A redução do índice de massa corporal dos pacientes, melhorou a insatisfação com a sua imagem corporal. No entanto, nível mais leve de insatisfação , ainda se faz presente no processo de transformação corporal.

Resumo Apresentador 2

O Intercâmbio Cultural Internacional começa no período pós segunda grande guerra mundial ,quando a senhora Rachel Andresen Harbor - Michigan ,foi convidada para uma cerimônia de reinauguração do sistema elétrico de uma cidade alemã totalmente destruída pela guerra. Após esse momento, ela leva consigo alguns estudantes alemães para passar um período em Michigan. A experiência foi considerada um sucesso, existindo até hoje de uma forma agenciada, mas sempre com o objetivo de auxiliar as pessoas a entenderem o mundo de uma forma melhor, com construções e manutenções de laços sociais apesar das diferentes culturas, socializando assim o conceito das diferenças. O presente estudo apoia-se em 1.200 protocolos coletados ao longo de 20 anos, com uso de entrevista, HTP, TAT, entre outros, possibilitando uma cartografia dos traços de personalidade que perpassa o processo das escolhas de cada sujeito. A compreensão de si mesmo como produto de sua própria cultura ,envolvendo valores, atitudes, crenças, educação familiar e conhecimentos de sua comunidade é um dos propósitos da avaliação, assim como minimizar problemas de choques culturais através de perfis psicológicos. O intercambio cultural internacional não é uma viagem de turismo, a proposta vai além, constituindo-se em um mergulho na cultura de outro país, o que requer prontidão para uma plasticidade que envolve registros linguísticos num outro idioma , paladares com outras inscrições e a noção de desamparo natural pela distância afetiva e física.

Resumo Apresentador 3

A participação de psicólogos em diferentes funções junto ao Poder Judiciário é vista como relevante, entretanto, há de se pensar que esses laços devem ser estreitados e de haver um maior investimento levando a uma evolução não somente técnica mas também com maiores investimentos nesta relação. Visando auxiliar as decisões judiciais, além dos vieses legais envolvidos nos processos jurídicos, a avaliação psicológica pode ser contribuinte para a compreensão da vítima e dos contextos envolvidos em diversos casos. Dentre estes casos estão os de abandono e abusos físicos e/ou sexuais vivenciados por crianças e adolescentes os quais podem deixar sequelas graves no desenvolvimento psicológico e na construção da personalidade dos mesmos. Como parte deste processo, os psicólogos têm investido em instrumentos empiricamente fundamentados, na literatura sobre o tema, numa maior consciência sobre quais aspectos influenciam a tomada de decisão sobre os casos e no diálogo mais próximo com o Direito. Enquanto recursos a serem utilizados por psicólogos que atuam nas instâncias forenses e clínicas, estão as observações comportamentais, as entrevistas e instrumentos projetivos de análise da personalidade tais como o HTP (House, Tree e Person), DFH (Desenho da Figura Humana) e Rorschach. De certo, há de se validar que a prática avaliativa demanda conhecimento sobre a literatura sobre abandono e abuso infanto-juvenis e uma adequada tomada de decisão a fim de subsidiar adequadamente a Justiça a partir da elaboração dos laudos psicológicos bem estruturados e fundamentados.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Avaliação, Personalidade, Instrumentos