Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 637-1

Poster (Painel)


637-1

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA ATITUDE DOS PROFESSORES PERANTE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GENETICAMENTE INFLUENCIADAS

Autores:
Antonelli-Ponti, M.2, Da Silva, J.A.2
2 FFCLRP-USP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Ribeirão Preto USP (Av. Bandeirantes, 3900 - CEP 14040-901 Bairro Monte Alegre Ribeirão Preto - SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A maneira como as pessoas percebem as outras, como percebem a influência genética e ambiental nas diferenças individuais, é relevante no ambiente educacional. Essas percepções definem a maneira com que um professor reage a seus alunos. Para a colaboração no delineamento de cursos de formação de professores e formulação de estratégias de ensino, são necessários dados a respeito da atitude dos professores perante as dificuldades de aprendizagem geneticamente influenciadas. O único questionário disponível para avaliar a percepção de professores sobre as influências genéticas e ambientais em comportamentos relevantes no ambiente educacional e sobre a atitude do professor perante uma dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada está na língua inglesa. Objetivo: Adaptar e analisar o questionário: “The Nature–Nurture Question: Teachers’ perceptions of how genes and the environment influence educationally relevant behavior”. Método: O questionário foi traduzido e aplicado para 27 e 26 professores, respectivamente, para avaliação do público-alvo. Resultados preliminares: Somente a questão que tratava da atitude do professor perante um aluno com dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada, foi confusa para os professores na primeira aplicação e passou por alteração. Na primeira aplicação, a questão: “Sabendo-se que um aluno tem uma dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada, isto afetaria o seu método de instruir e acompanhar o aluno?” poderia ser respondida com as opções: Verdade, um pouco verdadeiro, nem verdadeiro nem falso, um pouco falso e falso. Dezoito professores escolheram a opção “verdade”. Na segunda aplicação, a mesma questão tinha as seguintes opções: Afetaria completamente, afetaria muito, afetaria em parte, afetaria um pouco e não afetaria. A maior parte dos professores relatou que afetaria completamente, muito ou em parte. Conclusão preliminar: O questionário gerou dados importantes de como o conhecimento sobre uma dificuldade de aprendizagem geneticamente influenciada afeta o método com que os professores instruem e acompanham seus alunos.

Palavras-chave:
 adaptação de questionário, atitude, dificuldade de aprendizagem, influência genética, percepção