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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 688-3

Oral / Poster


688-3

Estudos psicométricos transculturais entre Brasil e Estados Unidos, Portugal e Espanha

Autores:
Joly, M. C. R.A.1, Bamonto, S. M.2, Vendramini, C. M. M.4, Almeida, L. S.3, Araújo, A.3, Weschler, S. M.6, Saiz Sánchez, C.7, Dias, A. S.5, Piovezan,N.M.4, Fernández Rivas, S.7
1 UNB - Universidade de Brasilia (Distrito Federal, Brasil), 2 RIT - Rochester Institute of Technology (Rochester, NY, USA), 3 UM - Universidade do Minho (Braga, Portugal), 4 USF - Universidade São Francisco (Itatiba, SP, Brasil), 5 UNIP - Universidade Paulista (Jundiaí, SP, Brasil), 6 PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP, Brasil), 7 USAL - Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Pesquisas transculturais realizadas no âmbito de convênios bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, Portugal e Espanha com foco para a avaliação psicológica e educacional são objeto de discussão da mesa redonda proposta. Sua relevância assenta-se no intercâmbio entre cientistas para analisar variáveis e procedimentos relativos a competências de aprendizagem comuns aos países envolvidos. Serão apresentados relatos dos estudos realizados acerca do desenvolvimento e adaptação de instrumentos e discutidos os desdobramentos imbricados para a Psicologia e Educação, considerando-se as especificidades de cada país.

Resumo Apresentador 1

Competência de estudo no ensino superior: estudos psicométricos com universitários portugueses e brasileiros Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Leandro Silva Almeida Alexandra Araújo Anelise Silva Dias Nayane Martoni Piovezan De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, a maioria dos estudantes chega à universidade com pouca competência para autorregular o seu estudo de forma eficaz, apesar deste construto ser essencial para o sucesso acadêmico nesta etapa final de escolaridade formal e início de carreira profissional. A autorregulacão está relacionada com o grau em que os estudantes se sentem metacognitiva, motivacional e comportamentalmente participantes do seu processo de aprendizagem. Assim, a aprendizagem autorregulada é um processo multidimensional que envolve aspectos pessoais (cognitivos, emocionais e comportamentais) e contextuais. Estudantes autorregulados são normalmente caracterizados como participantes ativos que controlam eficientemente suas próprias experiencias de aprendizagem. Isto ocorre de muitas maneiras diferentes, inclusive organizando e ensaiando informacão a ser aprendida, e assegurando as crencas positivas sobre as suas capacidades, o valor da aprendizagem e os fatores que a influenciam. Considerando-se o exposto, o estudo transcultural realizado entre Portugal e Brasil definiu-se pela escassez de instrumentos que, de fato, possam estabelecr parâmetros acerca do processo de autorregulação dos universitários e da consequente intervenção visando melhor desempenho a partir das características culturais e sócio-econômicas dos países. Será apresentado o processo de construção da Escala de Competência de Estudo (ECE) que foi comum aos dois países e os resultados obtidos, avanços e etapa atual do processo. Destaque será dado aos estudos psicométricos realizados, às variáveis analisadas e aos desdobramentos relativos à avaliação psicológica e educacional que puderam ser constatados.

Resumo Apresentador 2

Indicadores de Desempenho por Competências: estudo Brasil-USA para avaliação-intervenção de habilidades básicas no ensino fundamental. Suzanne M. Bamonto e Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly A importância de aquisição de habilidades básicas em leitura escrita e matemática é tarefa essencial do estudante durante a etapa inicial do ensino fundamental. Os índices das avaliações educacionais realizadas em nível nacional no Brasil (Saeb) e estadual (Saresp, por exemplo) revelam baixos índices de competências básicas dos alunos ao finalizarem a o quinto ano do fundamental. Tal fato revela e ratifica a necessidade de buscar processos e procedimentos de avaliação e intervenção que possam ser utilizados para identificar a dificuldade e monitorar tanto a aquisição quanto sua manutenção das habilidades deficitárias. Considerando esses aspecto estabeleceu-se a parceria entre as pesquisadoras americana e brasileira para adaptar às características e necessidades educacionais brasileiras o modelo denominado Curriculum Based Measurement (CBM) cujo nome no Brasil foi definido como Indicadores de Desempenho por Competências. O CBM é um conjunto de procedimentos de avaliações designado para identificar indicadores eficientes de desempenho acadêmico para as habilidades básicas. Há mais de três décadas, CBM é estudado nos Estados Unidos como um modelo de resposta à intervenção frente às dificuldades de aprendizagem que auxilia na definição do planejamento geral e na tomada de decisão quanto a escolha de procedimentos de recuperação continuada. Será apresentado o processo de adaptação do CBM para o IDC, a construção de provas específicas para diferentes contextos escolares considerando o momento de aprendizagem dos alunos, o currículo e objetivo da área de conteúdo, os estudos psicométricos em curso e as etapas a serem realizadas.

Resumo Apresentador 3

Associação entre pensamento crítico, criatividade e atitude frente à Estatística em estudantes brasileiros e espanhóis. Claudette Maria Medeiros Vendramini Solange Muglia Weschler Carlos Saiz Sánchez Silvia Fernández Rivas Essa pesquisa foi proposta com o intuito de analisar diferenças entre Brasil e Espanha de variáveis cognitivas, afetivo-emocionais e comportamentais que estão associadas ao sucesso no desempenho de atividades acadêmicas dos estudantes. Os construtos foram pensamento crítico, criatividade e atitudes. O pensamento crítico foi avaliado pela prova PENCRISAL composta de 35 situações-problema de produção de respostas abertas que avalia as dimensões raciocínio dedutivo, raciocínio indutivo, raciocínio prático, tomada de decisão e solução de problemas. A criatividade foi avaliada pelo teste de criatividade formal informatizado nas dimensões fluência - quantidade de ideias, elaboração - detalhamento das ideias, originalidade - ideias incomuns, emoção - expressão de sentimentos, fantasia - menção a entidades imaginárias e analogias - uso de comparações. A atitude foi avaliada pela escala informatizada eEAEst em três componentes, cognitivo - abrange os pensamentos, crenças e conhecimento sobre o objeto atitudinal, afetivo - sentimento, afeto e/ou aspectos emocionais a favor ou contra ao objeto e comportamental - ação ou intenção de ação frente ao objeto. O objeto atitudinal considerado neste estudo foi a Estatística, uma ciência necessária e fundamental para a análise quantitativa de dados gerados em pesquisas de diferentes áreas de conhecimento. O objetivo foi verificar relações entre algumas das dimensões desses construtos e diferenças de associação das variáveis entre os países. Participaram 710 estudantes de nível superior, 58% da Espanha e 42% do Brasil, a maioria mulheres e do curso de Psicologia, com idades variando de 17 a 56 anos. Os resultados das análises indicaram correlações positivas entre algumas das dimensões dos construtos analisados e diferenças de resultados de correlações entre os países.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 psicometria, autorregulacao, habilidades basicas, criatividade, atitude