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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 703-1

Poster (Painel)


703-1

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC’s) PERMEANDO AS RELAÇÕES NO CONTEXTO DA ADOLESCÊNCIA

Autores:
Isabela Oliveira1, Andréa Botelho1, Cecilia Marquez1, Sonia Macedo1
1 UNITRI - Centro Universitário do Triângulo (Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 4545 - Gávea, Uberlândia - MG, 38411-106)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Considerando que a revolução tecnológica transformou o processo comunicativo a partir das redes digitais, essa pesquisa buscou compreender como se estabelecem os vínculos afetivos nas relações virtuais e na socialização contemporânea, mais especificamente, compreender as novas formas de relação via comunidades virtuais dos adolescentes, analisando como acontecem estas comunicações e identificando os impactos gerados pelas TIC’s (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na construção dos vínculos afetivos relacionais destes. Para a coleta de dados aplicamos um estudo sociodemográfico, elaborado pelas pesquisadoras e um questionário fechado com 22 questões abrangendo o uso das TIC’s no contexto da adolescência. Foram entrevistados 34 alunos de 15 a 19 anos de ambos os sexos, sendo 19 estudantes de uma escola pública e 15 de uma escola particular do município de Uberlândia – MG. Os resultados demonstraram que os vínculos afetivos são estabelecidos no contato presencial e reforçados pelo uso das TIC’s. O tempo de utilização das TIC’s foi considerado como saudável e relatam que se sentem felizes, entretanto consideram que existe a possibilidade do vício, o que acarretaria prejuízos para outros aspectos da vida. A maioria aponta ter facilidade para se relacionar pessoalmente e que suas relações em sua maioria são presenciais. Consideram que as relações virtuais não contribuem para o distanciamento do contato presencial sendo, portanto uma forma de socialização. As comunidades virtuais não se opõem às comunidades físicas, são, entretanto formas diferentes, com leis e dinâmicas especificas; ambas funcionam on-line quanto off-line.

Palavras-chave:
 adolescencia, relações virtuais, tecnologias de informação e comunicação