Poster (Painel)
712-2 | A importância da avaliação neuropsicológica para avaliação dos processos de aprendizagem | Autores: | Paula Silveira1 1 UDE - Universidad de La Empresa (Dir: Soriano, 959 Montevideo - Uruguay) |
E-mail Apresentador: |
Resumo: Resumo Geral da Mesa
As mais diferentes correntes acadêmicas concordam que a solução para os principais problemas sociais encontra-se na universalização e na melhoria da educação. Porém, um melhor aprendizado no ambiente escolar ainda é um desafio. Há muito tempo se procura entender o que acontece nos processos de aprendizagem, e quais as interferências que o indivíduo sofre que atrapalham o aprender. Para que haja esta melhoria na educação, é necessário que se encontre estratégias para que os indivíduos aprendam melhor. Neste artigo, abordaremos o papel das emoções e sua influência nos processos de aprendizagem, as interfaces com a memória, e como os conhecimentos da neuropsicologia auxiliam nestas compreensões. Foi feita uma revisão teórica das teorias de aprendizagem, e também com relação ao papel fundamental que a avaliação das funções neuropsicológicas tem determinadas situações que surgem no ambiente educacional.
Palavras-chave: neuropsicologia, aprendizagem, emoções, educação |