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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 716-1

Oral (Tema Livre)


716-1

Avaliação do Temperamento do Professor

Autores:
Cristina Bachert1, Solange Wechsler2, Wagner de Lara Machado1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, s/n), 2 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, s/n), 3 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, s/n)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O temperamento é definido como a resultante entre a interação do organismo, meio ambiente e influência das escolhas pessoais no comportamento do indivíduo, refletindo seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente. No caso do professor, estas respostas podem influenciar a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o temperamento do professor por meio de dois instrumentos: Inventário de Estilos de Temperamento de Adultos (ISTA), que tem um foco de avaliação mais geral, e o Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP), que foca o ambiente profissional. Amostra: 100 professores que lecionavam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio (média de idade = 41,4 anos, SD =9,9 anos). Os escores fatoriais das subescalas de cada instrumento foram correlacionadas. A análise de rede foi empregada para representar a estrutura de covariâncias entre as subescalas e facilitar sua interpretação por meio de um modelo gráfico. Os resultados obtidos indicam que há convergência entre as avaliações de temperamento global e profissional, pois foram identificadas correlações significativas entre os fatores Introversão (r=0,53, p<0,01), Imaginativo (r=0,47, p<0,01) e Flexível (r=0,37, p<0,01) dos dois instrumentos. A correlação entre os aspectos globais e profissionais do temperamento dos professores desta amostra pode sinalizar profissionais que apresentam uma postura mais assertiva para enfrentamento dos desafios de sala de aula, considerando as necessidades de seus alunos, o conteúdo a ser trabalhado e os recursos disponíveis, para a elaboração de seus planos de aula, bem como as intervenções necessárias aos processos de ensino e de aprendizagem. Sugere-se que este estudo seja replicado em uma amostra maior a fim de verificar se a compatibilidade entre as esferas global e profissional do temperamento pode estar associada à proficiência dos professores no exercício de sua função.

Palavras-chave:
 autoconhecimento, perfil profissional, ensino-aprendizagem, comportamento