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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 720-2

Poster (Painel)


720-2

NORMATIZAÇÃO DO TESTE DE ATENÇÃO SELETIVA (TAS) PARA UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores:
DE BEM, B. P.1, Silva, F. C.1, Tábata Cardoso1
1 VETOR EDITORA - Vetor Editora (Rua Cubatão, 48, Paraíso - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A atenção é um atributo que auxilia diversos processos cognitivos, tais como a memória, a linguagem e a aprendizagem. No contexto escolar, local onde dificuldades de atenção podem aparecer com maior evidência, queixas relacionadas com problemas de aprendizagem comumente são levadas a especialistas. A partir dessa demanda, surgiu o interesse por contribuir nessa área com a investigação da habilidade de atenção seletiva em crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I de uma cidade do interior de Santa Catarina. O objetivo foi realizar estudos de normatização para o Teste de Atenção Seletiva (TAS), a fim de disponibilizar uma tabela normativa para esse público. A amostra foi composta por 146 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 12 anos (M= 8,63; DP= 1,37). A maioria (56,2%) era do gênero feminino, e 43,8% eram meninos. A escolaridade foi representada pelo nível fundamental, distribuído entre o primeiro (17,1%), segundo (19,9%), terceiro (19,2%), quarto (24,7%) e quinto ano (19,2%). Foram realizadas comparações das médias dos acertos, erros, omissões e pontos considerando as variáveis escolaridade, faixa etária e gênero, por meio da análise de variância ANOVA. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre médias das pontuações e acertos em função das duas primeiras variáveis. No entanto, apenas foram construídas tabelas de normas separadas por faixa etária, pois os grupos por anos de estudo ficaram muito reduzidos. Já em relação ao gênero, as médias não se diferenciaram. A partir desta pesquisa, os psicólogos terão mais um instrumento de apoio, tanto na área escolar como na clínica, para auxílio no diagnóstico de dificuldades relacionadas à atenção em crianças e adolescentes.

Palavras-chave:
 Atenção seletiva, Normas, Crianças, Adolescentes, TAS