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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 732-2

Poster (Painel)


732-2

FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DOS ITENS DOS TESTES PSICOLÓGICOS EM FUNÇÃO DA FORMA DE APLICAÇÃO

Autores:
Silva, F. C.1, Lance, A. C. N.1
1 VETOR EDITORA - Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda (Rua Cubatão, 48 - Paraíso - CEP: 04013-000 - São Paulo - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A crescente utilização da tecnologia torna atividades que antes eram realizadas de modo convencional ainda mais rápidas e práticas. O uso de testes informatizados em um processo de avaliação psicológica pode oferecer benefícios quanto à aplicação e à correção, otimizando o processo e possibilitando ao psicólogo maior dedicação às demais etapas da avaliação. Neste sentido, é importante que existam testes em condições de serem aplicados de forma informatizada. O objetivo deste trabalho foi, portanto, verificar se a forma de aplicação dos testes - convencional (realizada com lápis/caneta e papel) ou informatizada (online) - geraria algum tipo de diferença em seus resultados. Partiu-se da hipótese de que não deveriam existir diferenças em função apenas da forma de aplicação, uma vez que todas as propriedades dos instrumentos foram mantidas, seja a disposição dos itens ou o tempo de aplicação. Para verificação dessa hipótese, foram realizados cálculos de Funcionamento Diferencial dos Itens (DIF) utilizando o software estatístico Winsteps. Os testes que fizeram parte do estudo foram o Teste Não Verbal de Inteligência (G-38), o Teste de Habilidade para o Trabalho Mental (HTM), o Inventário de Personalidade NEO Revisado (NEO PI-R), o Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado (NEO FFI-R) e o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI). Todos os resultados confirmaram a hipótese inicial, ou seja, de que a forma convencional (papel) e online dos testes apresentados são equivalentes. Desse modo, considera-se que os referidos testes podem ser aplicados de ambas as maneiras sem gerar nenhum prejuízo aos avaliados, o que permite a utilização do meio online como alternativa de aplicação.

Palavras-chave:
 Testes Psicológicos, Funcionamento Diferencial dos Itens, Teoria de Resposta ao Item, Testes Informatizados, Avaliação Psicológica