Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 743-1

Poster (Painel)


743-1

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: COMPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TRADICIONAIS E COMPUTADORIZADOS

Autores:
LeLLIS, V.R.R.1, Carreiro1, Teixeira, M.C.T.V.1,1
1 UNASP E UPM - Centro Univ. Adv. de São Paulo e Univ. Presbit. Mackenzie (UNASP, Estr. Pr. Valter Boger, s/n, Bairro Lagoa Bonita, Engenheiro Coelho, SP, 13165-000)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: COMPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TRADICIONAIS E COMPUTADORIZADOS Autor:Vera Rocha Reis Lellis - UPM e Unasp Orientador: Luiz Renato Rodrigues Carreiro - UPM Co-orientadora: Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira - UPM Introdução: Atenção é conjunto de processos neurais possibilitadores da seleção adequada de informações do ambiente orientadoras de respostas adaptativas. Seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam em dificuldades adaptativas, tais quais aquelas em Transtornos de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Objetivo: Fazer avaliação neuropsicológica centrada na análise do processo atencional. Método: Avaliação de 78 crianças, de 6 a 11 anos, matriculadas no Ensino Fundamental I de escola particular. Utilização de testes tradicionais de realização em lápis e papel e testes computadorizados para avaliação da atenção: WISC-III; Wisconsin; Atenção Concentrada (AC e TECON) e Atenção Difusa (TEDIF). Na avaliação comportamental foi utilizada a Escala Comportamental (CBCL/6–18) aplicada aos pais. Para os professores empregou-se a Escala de Sinais de Desatenção e Hiperatividade (Benczik) e a Escala Comportamental (TRF). Os testes computadorizados avaliaram a orientação voluntária e automática, o direcionamento temporal e a manutenção da atenção. Resultados: Em ambas as espécies de testes e nas escalas comportamentais e de sinais de desatenção e hiperatividade verificou-se que as crianças com maior escolaridade e idade tiveram aumento e diminuição do tempo de reação. No teste Wisconsin é possível verificar que com o aumento da escolaridade há uma diminuição no número de ensaios administrados e também um aumento de número de categorias completadas bem como diminuição no total de erros e de número de respostas perseverativas, e que tal fato se correlaciona com a diminuição do tempo de reação nos testes computadorizados, demonstrando que as habilidades avaliadas por cada um desses testes também estão correlacionadas.

Palavras-chave:
 ATENÇÃO, AVALIAÇÃO, COMPARAÇÃO TESTES