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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 743-2

Poster (Painel)


743-2

Correlações de teste computadorizado de orientação voluntária e de atenção concentrada em crianças

Autores:
Lellis, VRR1, Carreiro, LRR2, Teixeira, M.C.T.V2,2
1 UNASP - Centro Universitário Adventista São Paulo (Estrada Municipal Pr. Walter Boger, s/n Lagoa Bonita - Engenheiro Coelho - SP C), 2 MACK - Universidade Presbiteriana Mackenzie (rua piaui 143 consolacao sao paulo sp 01241-001)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A atenção é vista como um processamento neurocognitivo que possibilita apriorização de informações ou pensamentos relevantes enquanto ignoram outros irrelevantes ou dispersivos. Desse modo, seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam por dificuldades adaptativas como as observadas em casos de TDAH. Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do processo atencional de 78 crianças do Ensino Fundamental I, de uma escola particular e com idade entre 6 e 11 anos. Foi utilizado teste computadorizado de orientação voluntária da atenção, nos quais os participantes deveriam prestar atenção a um quadrado indicado previamente por uma seta apresentada na tela de um computador e responder a um alvo que ocorria com maior probabilidade nessa posição (condição válida), pressionando uma tecla com o dedo indicador, registrando-se o tempo de reação (TR). Foram utilizados também testes de lápis e papel que avaliam atenção concentrada (AC, TECON) e atenção difusa (TEDIF). Foi realizado uma Correlação de Pearson com os pontos obtidos nesses três instrumentos. Como resultado é possível observar correlações positivas e significativas dos instrumentos tradicionais em papel e lápis, como do teste AC com o TECON (r=0, 705, p<0, 001). Quando são analisadas as correlações dos instrumentos tradicionais em papel e lápis com os dados dos TR obtidos no teste de orientação voluntária da atenção, observam-se correlações negativas significativas, uma vez que o TR decresce em função da escolaridade. Assim, pode-se concluir que a atenção é uma função que se torna mais eficiente em função do aumento da idade, o que é demonstrado tanto pelo aumento do número de acertos nos testes tradicionais quanto pela diminuição dos TR nos testes computadorizados de orientação voluntária.

Palavras-chave:
 atenção, avaliação neuropsicológica, correlações, teste computadorizado, testes tradicionais