Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 760-1

Oral (Tema Livre)


760-1

Estudo da Propriedade Psicométrica Normatização do Teste de Atenção Concentrada d2

Autores:
Bacelar, T. D.1, MIRANDA, M. A. S.1, COUTINHO, A. C. A. M.1, MONTEIRO, R. M.1, MORAIS, T. N. S. S.1, TAVARES, S. O. T1, SOUZA, M. D.1
1 FACULDADE PITÁGORAS - Faculdade Pitágoras - Belo Horizonte - Cidade Acadêmica (Av. Prudente de Morais, 1.602, Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Um dos principais critérios que um teste psicológico deve apresentar para garantir a sua utilização, de modo confiável, são as evidências científicas da sua sensibilidade às características do grupo examinado e do contexto que é utilizado. Este estudo investigou a propriedade psicométrica normatização do teste de atenção concentrada d2. O d2 é amplamente utilizado na prática da avaliação psicológica, contudo, constata-se uma escassez de produções acadêmicas que abordem estudos psicométricos sobre ele. Participaram do estudo 334 pessoas, sendo 54,2% do sexo feminino, faixa etária entre 31 e 68 anos (M = 46,40), de diferentes níveis de escolaridade e profissões, da região metropolitana de Belo Horizonte – MG, em 2014. Foram utilizados o teste d2 e um questionário socioeconômico. Os resultados apontaram uma diminuição da atenção com o aumento da idade, tanto na rapidez de desempenho no d2 medido pelo Resultado Bruto (RB) (r = - 0,327), como da atenção concentrada propriamente dita, verificada pelo Resultado Líquido (RL) (r = - 0,347). A ANOVA mostrou a existência de três subgrupos de faixas etárias: 31 a 36 anos, 37 a 48 anos e de 49 a 68 anos. Para a escolaridade constatou-se um aumento no desempenho no teste quanto maior o nível de escolaridade, tanto para RL (r = 0,401), como para RB (r = 0,350). A ANOVA indicou a existência de diferenças significativas nas médias de desempenho no d2, para RB e RL, em relação aos níveis de escolaridade: fundamental, médio e superior. Esses resultados agregam informações sobre o d2, uma vez que os dados de normatização presentes no manual atual no Brasil datam de 1990, contemplando a pessoas com até 47 anos, provenientes de São Paulo. Contudo, trata-se de um estudo preliminar e as considerações tecidas na pesquisa são passíveis de novas análises e estudos mais aprofundados do grupo amostral.

Palavras-chave:
 Atenção Concentrada, Normatização, Teste d2