Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 767-1

Poster (Painel)


767-1

ENEM 2010: análise fatorial exploratória e confirmatória pelo modelo CHC

Autores:
Muner, L. C.1, Joly, M. C. R. A.2, Piovezan, N. M.1, Vendramini, C. M. M.1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, Itatiba-SP), 2 UNB - Universidade de Brasília (Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada a estudantes de Ensino Médio, sendo um exemplo de avaliação em larga escala, cujo principal objetivo fornecer diagnóstico e subsídios para a implementação e manutenção de políticas educacionais. O presente estudo tem como objetivo verificar a estrutura do Enem 2010 por meio da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Para realização das análises fatoriais foram gerados bancos aleatórios com estudantes do estado de São Paulo, sendo que a amostra1 para AFE foi composta por 1.800 estudantes e a amostra 2 para a AFC por 1337 estudantes. Como instrumento, utilizou-se o Enem aplicado no ano de 2010. Observou-se que as provas do Enem mostraram por meio da AFE uma estrutura diferente da originalmente proposta. A prova Ciências Naturais foi composta por três fatores, as Ciências Humanas e Matemática e Tecnologias por dois fatores e a Linguagem e Códigos por um fator. A análise de conteúdo por juízes independentes identificou a presença das habilidades inteligência cristalizada, conhecimento quantitativo, inteligência fluida e leitura e escrita, distribuídas em fatores de modo específico para cada prova. As AFC mostraram bons índices de ajustes para as provas do Enem 2010 indicando que avaliam habilidades cognitivas e acadêmicas e podem aferir o desempenho do estudante com menor número de questões, sendo constatadas evidências de validade de construto para estrutura interna e conteúdo para o Enem 2010 reorganizado em função do modelo CHC.

Palavras-chave:
 cross-battery, avaliação em larga escala, validade de construto, Exame Nacional do Ensino Médio, Teoria Cattel-Horn-Carroll