Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 794-1

Poster (Painel)


794-1

Estudo de Validade Fatorial do Maslach Burnout Inventory em Professores Moçambicanos

Autores:
MUSSA ABACAR1, Fernanda Maria de Lira Correia1, MAURICIO BUENO1
1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Psicologia Cognitiva (Av. Professor Morais Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Maslach Burnout Inventory (MBI) é um dos instrumentos mais usados para avaliar a síndrome de burnout nas dimensões exaustão emocional, despersonalização e realização no trabalho. Muitas versões do questionário e suas adaptações têm sido desenvolvidas em vários países. O objetivo deste trabalho foi investigar as propriedades psicométricas do MBI numa amostra de professores moçambicanos. Foram investigadas a validade fatorial e as precisões dos fatores obtidos. Participaram do estudo 225 professores, de 20 a 53 anos de idade (M=35,4; DP=7,5), sendo 64,7% do sexo masculino, a maioria com formação de nível médio (79,8%), atuantes da 6ª à 7ª classe (61,2%), solteiros(as) (43,5%) e com ganhos de 2,5 a 5 salários mínimos (36,3%). Esses participantes responderam a uma versão do MBI adaptada para a população brasileira, na qual foram incluídos dois itens em relação à versão original. Uma análise fatorial com extração dos fatores por análise dos componentes principais e rotação oblimin, resultou em três fatores, capazes de explicar 35,5% da variância total. Os fatores foram associados à exaustão emocional (F1), realização no trabalho (F2) e despersonalização (F3), cuja consistência interna, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,758, 0,677 e 0,446, respectivamente. Esses fatores são compatíveis com a versão original do MBI, podendo ser considerados fatorialmente válidos. No entanto, o terceiro fator ficou com precisão muito baixa, não podendo ser considerado fidedigno. Análises da relação do burnout com variáveis sociodemograficas (idade, gênero, nível de formação, grau de experiência, nível de ensino lecionado, estado cívil e renda familiar) não revelaram qualquer resultado estatisticamente significativo. Estudos futuros incluindo amostras maiores são necessários para estabelecer relações precisas entre o burnout e as variáveis examinadas. O instrumento pode ser recomendado para uso em pesquisas com a população moçambicana, mas faz-se necessário passar por uma revisão do terceiro fator, visando a melhoria da precisão.

Palavras-chave:
 Burnout, Qualidade de vida, Trabalho docente