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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 806-1

Oral (Tema Livre)


806-1

Evidências de Validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA

Autores:
Milian, Queila Guise1, Wechsler, Solange Muglia1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, S/N, Campinas - SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Existe a necessidade de construir testes e validá-los para a cultura brasileira. A Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA propõe a avaliação de dois construtos em um único teste, a inteligência e a criatividade. A BAICA é baseada na bateria americana Woodcock Johnson III, que atende ao modelo C-H-C de inteligência. A avaliação da criatividade é fundamentada nos testes de Torrance. O objetivo deste trabalho foi investigar as evidências de validade de critério da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa em Jovens - BAICA, por fonte de convergência, com testes já validados no nosso país que medem as mesmas habilidades. A amostra foi composta por 99 alunos (F=51;M=48), com idades variando entre 15 e 17 anos. Os instrumentos utilizados foram: a BAICA, a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), o teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance, o teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, o Teste de Atenção Dividida (TEADI) e o Teste de Atenção Alternada (TEALT). Os resultados obtidos foram analisados segundo a Correlação de Pearson e a Análise Univariada da Variância para as diferenças de gênero. Os resultados apontaram uma correlação significativa (0,28 à 0,52) entre todos os subtestes cognitivos da BAICA e todos os subtestes da BPR-5, TEADI e TEALT. O mesmo ocorreu com as habilidades criativas verbais analisadas na BAICA e no teste de Palavras de Torrance, com correlações significativas de 0,26 à 0,54. Com relação ao gênero, a BAICA apresentou diferença significativa por meio da ANOVA para alguns subtestes, com melhores pontuações para as meninas. Concluiu-se que a BAICA possui evidências de validade de critério, quando utilizada convergência com outros testes e que inteligência e criatividade possuem fracas relações entre si, uma vez que poucas correlações significativas foram encontradas entre os construtos.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, evidências de validade, inteligência, criatividade