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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 814-1

Oral / Poster


814-1

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE PSICOLOGIA

Autores:
VASCONCELOS,E.F1, CARVALHO,P.A2, ANDRADE,M.E.M1
1 UCDB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (Avenida Tamandaré, 6000), 2 UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (Campus Jardim)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

INTRODUÇÃO:Um importante movimento em torno da formação e prática em psicologia vem acontecendo no Brasil nos últimos tempos. Em Mato Grosso do Sul não é diferente. Muitos debates vem ocorrendo na última década, o que contribuiu para que o Conselho Federal de Psicologia se preocupasse em firmar um eixo de trabalho para identificar e discutir as contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de formação dos futuros psicólogos e da avaliação psicológica, considerando avanços necessários para o processo de inclusão de alunos com deficiência. OBJETIVO : é apresentar as ações do Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade Católica Dom Bosco junto ao curso de psicologia, em atendimento ao aluno com deficiência visual, especialmente nas disciplinas de avaliação psicológica, apresentando possibilidades de ensino, e propondo um diálogo junto aos profissionais da área. MÉTODO: Esse trabalho está dividido em três momentos: o primeiro apresenta um breve resumo do Núcleo de Apoio Pedagógico, assim como as estratégias de suporte ao curso de psicologia. O segundo detém-se a apresentação do curso, onde uma das ênfases centra-se na avaliação psicológica, com um caráter questionador sobre o compromisso do curso, e o terceiro momento assume um caráter reflexivo sobre o processo de inclusão do aluno com deficiência nos cursos de psicologia. RESULTADOS: Apresentaremos as frentes atuais e novas frentes de atuação e demandas, tanto sob a perspectiva do profissional psicólogo quanto dos acadêmicos. CONCLUSÃO: Esses desafios tomam proporções ainda mais complexas quando é preciso garantir a inclusão e promover a efetiva aprendizagem de alunos com deficiência visual egressos no curso de psicologia.

Resumo Apresentador 1

ÊNFASE EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NA ATUALIDADE Esta apresentação reúne contribuições que objetivam discutir os caminhos, do ensino da Psicologia em Campo Grande Mato Grosso do Sul. A Universidade Católica Dom Bosco /MS, 2º. Curso mais antigo do Estado, com 40 anos de existência, contribui com a apresentação de suas ênfases, com destaque a de Avaliação Psicológica na Atualidade, focando suas diretrizes, e o desenvolvimento de competências e habilidades. Apresentaremos também as propostas de estágio como local privilegiado para a formação do Psicólogo. O foco desta apresentação são as contribuições da ênfase em Avaliação Psicológica no processo de formação e atuação profissional por meio de disciplinas específicas e da interface com outras. Os Estágios, Básico e Específico Supervisionado são realizados nos 7º,8º.,9º E 10º semestres da Graduação. Os mesmos são desenvolvidos em diversos contextos e é um momento de aprendizagem em que o acadêmico, mediante trabalho orientado, toma contato com a realidade do campo de atuação profissional e concentra as etapas de observação e participação por meio de levantamento de dados e análise de demanda, diagnóstico, e atuação (intervenção), pautado nos eixos relacionados às ênfases do curso: Avaliação Psicológica na Atualidade em Psicologia e Saúde na Contemporaneidade. É um momento em que se objetiva: (i) favorecer o desenvolvimento de uma melhor compreensão dos alunos acerca de fenômenos subjacentes aos diversos contextos; (ii) propiciar a discussão sobre possibilidades de atuação (iii) promover interação teoria e prática por meio de atividades práticas e contribuir com a comunidade de Campo Grande/MS.

Resumo Apresentador 2

O ACESSO E A PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR:PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Este trabalho busca evidenciar a necessidade de ações voltadas à possibilidades de inclusão no processo ensino e aprendizagem no ensino superior, apresentando propostas de atividades e condutas que proporcionem acesso e condições para que o indivíduo com deficiência possa vivenciar as experiências acadêmicas de maneira digna e competente. Compreendemos que as ações só têm resultado e se tornam efetivas se todos os envolvidos no processo se sentirem corresponsáveis, da reitoria a todos os funcionários da universidade, além dos acadêmicos e da família do nosso aluno. Para tanto, é necessário um movimento de parceria para conhecimento e consciência das necessidades e realidade a serem enfrentadas e assumidas. Embora trabalhamos com acadêmicos com várias deficiências nos mais variados cursos, nos limitaremos a relatar a experiência vivida com uma acadêmica cega do curso de Psicologia com ênfase em avaliação da Universidade Católica Dom Bosco, a partir das ações realizadas pelo núcleo de apoio pedagógico da universidade juntamente com a coordenação do curso, seus professores e acadêmicos. A acadêmica já está no 9º semestre do curso e entre os desafios e conquistas, temos satisfação em relatar que as experiências vividas trouxeram grandes avanços para a compreensão de todos de que as possibilidades existem, mas é necessário vontade, busca de conhecimento e persistência, além da parceria e empenho nas ações propostas.

Resumo Apresentador 3

NOVAS TENDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA No processo de formação em psicologia, no contexto da aprendizagem de testes psicológicos gráficos, fica evidente os desafios e dificuldades encontradas na inclusão e no ensino de alunos com deficiência visual. De um lado, a construção e adaptação dos testes psicológicos para indivíduos com deficiência visual, conforme proposto pelo Conselho Federal de Psicologia, devem atender os pressupostos teóricos e técnicos inerentes ao processo de construção e adaptação dos instrumentos sempre fundamentados na literatura científica da área, no entanto o próprio Conselho evidencia a necessidade de pesquisas para a construção e adaptação de testes psicológicos para indivíduos com deficiência. Esses desafios tomam proporções ainda mais complexas quando é preciso garantir a inclusão e promover a aprendizagem de alunos com deficiência visual. Sendo assim, nosso objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido com uma acadêmica Deficiente Visual, buscando garantir uma formação de qualidade em avaliação psicológica, visando prepará-la tecnicamente para atuar neste campo específico do psicólogo, desenvolvendo competências para analisar, compreender e interpretar testes gráficos como o TESTE H-T-P e o TESTE PALOGRÁFICO, garantindo assim sua formação integral. Inspirados na proposta de construção e adaptação dos testes psicológicos, na visão do modelo de desenho universal proposto por Oliveira, Cassandra Melo e et al (2013), numa perspectiva dos direitos humanos e desprovidos de materiais tecnicamente previstos e autorizados pelas instâncias reguladoras na formação de alunos com deficiência visual, ousou-se realizar uma experiência pedagógica para promover um espaço de inclusão e acessibilidade para uma aluna de psicologia com deficiência visual na aprendizagem dos testes gráficos H-T-P de(JOHN BUCK) e do teste Palográfico.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Curso de Psicologia, Deficiência visual, Ensino/ aprendizagem