Poster (Painel)
819-1 | A Criatividade nas Organizações: Das concepções às formas de avaliação. | Autores: | NALEVAIKO-ROCHA, K.1, WECHSLER, S.M.1 1 PUC CAMP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (Av. John Boyd Dunlop - s/n°) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
Diante da importância da criatividade, fazem-se necessárias técnicas e ferramentas que possibilitem o melhor entendimento e identificação da criatividade no contexto organizacional, visando estimulá-la e desenvolvê-la. Este estudo objetivou entender qual é a concepção sobre a criatividade mais adotada entre os psicólogos organizacionais, se ela é avaliada e quais as ferramentas ou técnicas utilizadas nesta avaliação. A amostra foi composta por 50 psicólogos que atuam ou atuaram na área organizacional. Utilizou-se o Questionário de Percepção da Criatividade, composta por 11 perguntas fechadas. Constatou-se que os profissionais de recursos humanos reconhecem a importância da criatividade, há um grande interesse pelo tema e uma concepção alinhada às teorias atuais. No entanto, a forma como a criatividade tem sido avaliada nas empresas sucinta algumas discussões. A predominância pela Entrevista e Dinâmica de Grupo e o pouco uso de testes pode estar negligenciando aspectos importantes da avaliação. Assim sendo, a Psicologia deve maiores estudos que contemplem avaliar a validade de técnicas de seleção sendo fundamental para apoiar o trabalho de profissionais dessa área.
Palavras-chave: avaliação da criatividade, processo seletivo, avaliação psicológica |