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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 833-1

Oral (Tema Livre)


833-1

Relação entre o MEMO-RE e as variáveis sexo, idade, nível educacional e local de residência.

Autores:
Castro, N. R.1, Rabelo, I. S.2
1 FAVIÇOSA - FAculdade de Ciência e Tecnologia de Viçosa (Av. Maria de Paula SAntana, 3815, Viçosa), 2 IAS - Instituto Airton Senna (Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 - 15º andar)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Os testes que avaliam processos cognitivos, dentre eles memória, devem ser capazes de identificar as mudanças na capacidade cognitiva decorrente do processo desenvolvimental, no caso de adultos, com queda decorrente do envelhecimento. Ao outro lado, outras características, como sexo e local de residência, deveriam não oferecer estas mesmas diferenciações por um critério de equidade na avaliação. Assim, este estudo teve por objetivo avaliar a relação do Teste de Memória de Reconhecimento (MEMO-RE) com as variáveis idade, sexo, local de residência e escolarização. Participaram do estudo 372 pessoas, entre 17 e 56 (M=29,39; DP=9,84) anos, sendo 199 (53,50%) mulheres, 254 (68,30%) do Paraná e 118 (31,70%) de Minas Gerais, 119 (32,00%) com Ensino Fundamental, 135 (35,30%) Ensino Médio e 118(31,57%) com Ensino Superior. Foi aplicado o MEMO-RE, o qual é composto por círculos coloridos sem nenhuma referência a objetos ou outro significado. Os resultados indicaram que não houve diferenças de média no desempenho do MEMO-RE em razão no nível educacional, nem do sexo ou estado de residência, deste modo, estes grupos apresentaram desempenho equivalente. No que se refere à idade, obteve-se correlação baixa e negativa (r=-0,28) sugerindo que ao aumento da idade ocorre diminuição no desempenho no MEMO-RE. Em termos de diferenciação por faixa etária, observou-se que as pessoas entre 17 e 29 anos apresentaram desempenho significativamente superior àqueles entre 30 e 56 anos. Este resultado demonstra que o MEMO-RE comporta-se adequadamente no que se refere à relação entre capacidade mnemônica e idade representando uma evidência de validade desenvolvimental para o MEMO-RE. Além disso, outras variáveis não interferiram no desempenho de grupos distintos, possivelmente devido às características dos itens, resultados que se mostra favorável ao interesse de uma avaliação mais equânime. Novos estudos devem aprofundar estas informações ampliando e diversificando a amostra.

Palavras-chave:
 memória, validade desenvolvimental, sexo