Oral (Tema Livre)
833-2 | MEMO-RE: Evidências de validade pela relação com o R1 e o TACOM-A. | Autores: | Castro, N. R.1, Rabelo, I. S.2 1 FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia (av. Maria de Paula, 3815 Viçosa-MG), 2 IAS - Instituto Airton Senna (Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 - 15º andar) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
A memória apresenta uma relação com a atenção e a inteligência, bem como com os outros processos cognitivos. Esta relação tem sido considerada como um tipo de evidência de validade baseada na relação com construtos relacionados. Devido a isso, este estudo teve por objetivo a busca de evidência de validade para o MEMO-RE pela relação com o R1 e o TACOM-A. Participaram do estudo 178 pessoas entre 18 e 71 (M=31,73; DP= 12,95) anos, sendo 136 (76,40%) homens. Foram aplicados o Teste de Memória de Reconhecimento (MEMO-RE), o R1, teste de inteligência geral e o TACOM-A, que avalia atenção concentrada. os resultados indicaram correlações com magnitudes baixas e positivas entre o MEMO-RE e o R1 (r= 0,24) e o TACOM-A (r=0,21) e significativas a 1%. Além disso, as análises de diferença de média por grupos extremos no R1 e no TACOM-A indicaram que os grupos com melhores desempenhos no R1 e no TACOM-A obtiveram melhor desempenho no MEMO-RE, sendo o oposto verdadeiro. Tais resultados representaram evidências de validade pela relação com outras variáveis para o MOEMO-RE.
Palavras-chave: processo cognitivo, memória, validade |