Oral (Tema Livre)
845-1 | Indicadores comportamentais de escolares avaliados por mães e professores | Autores: | Paola Passareli-Carrazzoni1, Sonia Regina Loureiro1 1 FMRP - USP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (Rua Tenente Catão Roxo, 2650, cep: 14048-900 Ribeirão Preto - SP) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
Os indicadores comportamentais para as crianças em idade escolar refletem seus recursos e dificuldades adaptativas. O Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) é um instrumento com qualidades psicométricas aferidas em muitos países, inclusive no Brasil, tendo validade reconhecida na avaliação do comportamento de crianças e jovens, tendo versões para pais, professores e jovens após os 11anos, avaliando problemas emocionais, de hiperatividade, de conduta, de relacionamentos e comportamentos pró-sociais. Objetivou-se verificar as associações entre as avaliações comportamentais realizadas por mães e professores de crianças em idade escolar. Como participantes, selecionou-se uma amostra aleatória de 27 crianças, sem déficit cognitivo, com idade média de 9,5 anos (DP=0,50) de ambos os sexos, alunos do ensino fundamental, suas mães, com escolaridade mínima de ensino fundamental completo, e seus professores. Procedeu-se a aplicação dos instrumentos em situação individual, face a face, sendo aplicado com as crianças o Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - Escala Especial, para a exclusão de déficit intelectual. Com as mães e professores foi aplicado o SDQ, visando a avaliação do comportamento. Os dados foram codificados, submetidos a análise descritiva e tratados por estatística não paramétrica, por meio do Coeficiente de Correlação de Spearman (p≤0,10). Na avaliação das mães 60% das crianças apresentaram dificuldades comportamentais e segundo os professores 30% das crianças apresentaram dificuldades comportamentais. Constatou-se associação significativa entre a avaliação de dificuldades comportamentais por parte dos professores e a avaliação de problemas de conduta por parte das mães (r=0,352 ;p≤0,07). Conclui-se que as mães identificaram mais problemas comportamentais por parte das crianças, possivelmente por pautar suas observações por um contexto de convivência mais amplo no tempo e nas situações, em comparação aos professores. A concordância das avaliações quanto aos problemas de conduta coloca em evidência a relevância dessas dificuldades nos dois contextos, familiar e escolar. Agência de Fomento: CNPq
Palavras-chave: comportamento, escolares, mães, professores |