Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 858-1

Poster (Painel)


858-1

Diferenças entre Pensamento Criativo e Memória

Autores:
Moreira, T. F.1, Wechsler, S. M.1
1 PUC-CAMP - Pontifícia Universidade Católica (Av. John Boyd Dunlop -s/nº, Jardim Ipaussurama, Campinas-SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Os testes que medem habilidades intelectuais são utilizados em várias ocasiões, por isso é preciso, que as avaliações psicológicas sejam válidas. As evidências de validade se referem às interpretações, baseadas em comprovações empíricas, em relação aos resultados de um teste. Considerando a necessidade da realização de mais estudos com os subtestes da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa (BAICA), o presente trabalho objetivou estudar a validade dos subtestes de Criatividade e Memória que a compõe, de forma a confirmar o antagonismo desses dois construtos. A amostra foi composta por 44 estudantes universitários, de ambos os sexos, com idades de 18 a 47 anos. Os instrumentos utilizados foram o subtestes de Pensamento Criativo e de Memória da BAICA. O subteste de Pensamento Criativo é composto por duas partes, figural e verbal,sendo a figural composta por oito pares de linhas retas para ser completadas, e a verbal de duas atividades: a primeira a proposta de fazer perguntas sobre uma situação apresentada e a segunda de imaginar consequências para uma situação imaginária. Este teste é uma medida de pensamento divergente. O subteste de Memória é composto de 17 sequências de estímulos abstratos que são apresentados em diferentes ordens e devem ser memorizados para formar frases. Os dois testes foram aplicados em grupos de alunos ou individualmente. A correlação entre os testes de Criatividade e Memória, foi de 0,365 para criatividade figural e 0,394 para criatividade verbal. Esta correlação não é alta o suficiente para igualar os dois construtos, porém, é significativa, evidenciando que há relações entre esses dois testes. Este fato pode evidenciar necessidades de considerar que a criatividade também possui elementos de associações de ideias, necessários para o funcionamento da memória. Conclui-se que a criatividade pode envolver aspectos de pensamento divergente e associativo.

Palavras-chave:
 criatividade, avaliação psicológica, teste, inteligência