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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 889-2

Oral (Tema Livre)


889-2

Construindo um modelo de devolução de resultados relacionados à avaliação de comportamento antissociais em adolescentes

Autores:
MACHADO, V. C.1, PRATES, P.F.1, SILVA, R. M.1, VARGAS, F.1, HOFFMEISTER, F. X.1, MUCENECKI, T. F.1, SANTOS, E. M. A.1, RODRIGUES, J. M.1, SILVA,R.B.S1, Vasconcellos, S.J.L.1
1 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (Av. Roraima nº 1000 Cidade Universitária Bairro Camobi CEP:97105-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação do comportamento antissocial em adolescentes objetiva a prevenção dos prejuízos sociais causados por este tipo de conduta. O presente trabalho aborda uma proposta de devolução dos resultados que estão sendo obtidos a partir da coleta de dados relacionada a um projeto guarda-chuva desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pelo Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS) sobre ansiedade social, mecanismos da cognição social e comportamentos antissociais em adolescentes. Contempla uma demanda evidenciada nas escolas públicas envolvidas e encontra-se em processo de elaboração final e validação relacionada ao conteúdo que será produzido para esses fins. Essa mesma intervenção envolve a elaboração de vídeos sobre situações de impasse interpessoal, fomentando nos professores participantes reflexões sobre as possibilidades de resolução de conflito e o exercício de habilidades sociais que possam contribuir para um menor nível de agressividade reativa nos alunos. Até o presente momento, os preceitos norteadores desta proposta já foram aplicados em um grupo de professores de uma escola pública no município de Santa Maria. Os resultados sugerem que o comportamento agressivo dos alunos é uma queixa antiga e recorrente, mas as estratégias dos professores e da escola demandam, conforme esse levantamento, maior objetividade e clareza quanto aos propósitos. Por isso, na maioria das vezes, as intervenções realizadas não são assertivas. Posteriormente, serão contempladas mais quatro escolas. Esse mesmo trabalho envolve, além de outras estratégias, a exposição de vídeos decorrentes das ideias e situações descritas a partir dessa primeira intervenção, cujo conteúdo será validado por dois pesquisadores que trabalham com Treinamento de Habilidades Sociais na adolescência. Considera-se que a apresentação oral dessa proposta pode subsidiar trabalhos futuros diante dos quais uma devolução ampla de resultados obtidos a partir da avaliação psicológica de adolescentes faz-se necessária e deve ocorrer de forma objetiva, ética e abrangente.

Palavras-chave:
 adolescentes, comportamento antissocial, escolas públicas