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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 907-1

Poster (Painel)


907-1

Desenvolvimento de um aplicativo para avaliar as funções executivas de crianças.

Autores:
Freitas, G.K.C1, Seabra, Alessandra1
1 MACKENZIE - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Consolação, 930 SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

As Funções executivas (FE) são consideradas como umas das funções cognitivas mais complexas, envolvem processos e habilidades responsáveis pelo monitoramento e manipulação de informações necessárias para a execução de tarefas. A complexidade das FE se justifica pelas inúmeras habilidades cognitivas envolvidas e a proximidade com outros processos cognitivos. Atualmente, há um consenso na literatura de que as FE não constituem uma competência unitária e alguns estudos, internacionais, apontam três componentes principais que compõem tais funções: memória de trabalho, inibição e flexibilidade cognitiva. O presente estudo é a primeira parte de um projeto maior de desenvolvimento, validação e normatização de um aplicativo para avaliar FE de crianças de 4 a 10 anos de idade. O objetivo desse estudo foi desenvolver as atividades do aplicativo, específicas para as três habilidades: inibição, flexibilidade e memória operacional. Foram realizadas revisões teóricas que pautaram a criação das atividades e realizada a verificação e a adequação para o público infantil. Foram elaboradas três principais conjuntos de atividades: 1. Memória de trabalho, ordens direta e inversa, com estímulos visuais e com estímulos verbais, separadamente; 2. Flexibilidade cognitiva, com duas atividades para atender às especificidades de crianças escolares e pré-escolares; e 3. Inibição. Uma vez finalizadas, as atividades, juntamente com uma plataforma de armazenamento dos dados das crianças, foram adaptadas para serem aplicadas pelos profissionais em tablets. O resultado final foi avaliado por juízes da área. Esse estudo possibilitou a criação de um instrumento informatizado, com atividades próprias para avaliar as FE, contudo ainda é necessária a continuidade do estudo para verificar evidências de validade do instrumento.

Palavras-chave:
 Funções executivas, Avaliação neuropsicológica infantil, Avaliação informatizada