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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 912-1

Oral (Tema Livre)


912-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Autores:
Damasceno, N F P1, Bernardo, N. C. O.2
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Cidade Universitária de Dourados, Dourados - MS, Caixa Postal 351, CEP 79804-970), 2 TJMS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Av Juca Pinhe, 270, Jardim Santa Monica, Paranaíba-MS, CEP 79500-000)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Este artigo apresenta um levantamento dos instrumentos e das técnicas de avaliação psicológica utilizados em pesquisas brasileiras relativas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Foi realizada busca sistemática – em agosto e setembro de 2012 e em março e abril de 2013 – a artigos publicados nas bases de dados eletrônicas, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS-Psi). De acordo com os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 36 artigos e listados todos os instrumentos, técnicas e procedimentos complementares utilizados na coleta de dados dos estudos relatados nesses artigos. Os resultados evidenciaram predominância significativa do uso de entrevistas e instrumentos psicométricos. As entrevistas foram utilizadas isoladamente ou com outros instrumentos e técnicas em 30 pesquisas; a forma semiestruturada foi utilizada na maioria (22) dos estudos. Os instrumentos psicométricos foram utilizados em 17 pesquisas. Em menor frequência foi identificada a utilização de instrumentos projetivos, observações, questionários, genograma, mapa da rede social. Também foram utilizados procedimentos complementares como a análise de documentos e o preenchimento de protocolos. As considerações sobre esses resultados indicaram escassez de instrumentos e técnicas adequados para essa população, restringindo as opções do psicólogo e também o aproveitamento desses instrumentos na tomada decisões que se refletem no trabalho realizado pelo profissional, nos sujeitos avaliados, em suas famílias e nos programas de prevenção e intervenção. Dessa forma, os resultados também ressaltam a importância de pesquisas de desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica para essa população.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, adolescentes em conflito com a lei, psicologia forense