Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 917-1

Oral (Tema Livre)


917-1

Esperança e Estilos de Socialização Parental: Uma Análise de Suas Influências na Prevenção de Comportamentos Antissociais em Jovens

Autores:
João Campos1, Guilherme Sobreira2, Walberto Santos2, Clara Cela1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ramiro Barcelos, 2600, Porto Alegre, RS), 2 UFC - Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2762, Fortaleza, CE)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo teve como objetivo principal investigar qual a influência dos estilos parentais (maternos) e da esperança na prevenção de comportamentos antissociais em jovens cearenses. Como objetivo secundário, buscou-se analisar a relação entre estilos parentais e esperança. A esperança diz respeito a como os jovens se relacionam com os seus objetivos (rotas e agencia) e os estilos parentais são caracterizados como o clima emocional no qual os pais desenvolvem as suas práticas disciplinares. Participaram do estudo 115 sujeitos engajados no Projeto E-jovem - um programa de capacitação profissional desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará. A maioria caracterizada com idade dos 18 aos 29 anos, sendo 57,1% do sexo masculino e 42,9 do sexo feminino. Tratou-se de uma amostra de conveniência, não probabilística. Além de terem respondido ao questionário sociodemográfico, os participantes responderam aos instrumentos: Escala de Esperança Disposicional, Escala de Percepção dos Pais e Escala de Comportamentos Antissociais. Apesar de, a partir das análises feitas no presente estudo, não se ter obtido correlações significativas entre as variáveis estilos parentais (apoio e controle materno) e esperança em relação a comportamentos antissociais, novos estudos com amostras mais diversificadas são recomendadas. Por fim, encontrou-se uma diferença significativa entre os níveis de esperança de filhos de mães autoritativas e filhos de mães negligentes. A relação obtida da esperança com o estilo parental autoritativo pode ser considerada um indício de que ela, assim como tal estilo parental, seja um fator de proteção contra o envolvimento dos jovens em comportamentos antissociais.

Palavras-chave:
 Psicologia Positiva, Esperança, Estilos Parentais, Comportamentos Antissociais