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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 921-1

Poster (Painel)


921-1

A Maturidade para a Escolha Profissional: Um Estudo com Alunos do Ensino Técnico

Autores:
Lucas Schweitzer1, Aline Alflen Schmitt3, Hellen Cristine Geremia1, Camila Tonn2
1 UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (Campus Reitor João David Ferreira Lima, s/n - Trindade, Florianópolis - SC), 2 SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (R. Silva Jardim, 360 - Centro Florianópolis - SC), 3 UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina (Av. Pedra Branca, 25 - Cidade Universitária, Palhoça - SC)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Escolher uma profissão é um processo complexo e implica uma multiplicidade de fatores. Nesse processo estão associadas diversas variáveis psicológicas, dentre elas a maturidade para a escolha profissional. Esta maturidade envolve a aquisição de atitudes, tais como determinação, responsabilidade e independência, e conhecimentos de ordem pessoal e da realidade profissional, para que o jovem atinja maturidade para a decisão profissional. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a maturidade para a escolha profissional em alunos do ensino técnico concomitante de uma instituição da Grande Florianópolis, bem como verificar as diferenças no nível de maturidade para a escolha profissional em função do curso escolhido, sexo, idade e ano escolar. Para isso, aplicou-se o teste psicológico “Escala de Maturidade para a Escolha Profissional” em um grupo de 53 alunos de três cursos técnicos (Informática, Logística e Recursos Humanos) de uma instituição de ensino da Grande Florianópolis, estabelecendo médias em comparação com as diversas variáveis envolvidas (curso, sexo, idade e ano escolar) a fim de verificar diferenças significativas entre elas. Os resultados apontam que as subdimensões pertercentes a dimensão “Atitude” tiveram resultados significativamente superiores aos da dimensão “Conhecimento”, ainda que todos os resultados apontem que os estudantes estão na média da população geral. Além disso, foi encontrada maior maturidade para a escolha profissional nos estudantes do curso de Recursos Humanos e uma menor maturidade nos estudantes do curso de Informática. Apontou-se uma tendência a maior maturidade nos sujeitos do sexo feminino em comparação aos do sexo masculino, ainda que tais diferenças não tenham sido muito significativas. Na variável “idade”, percebeu-se maior maturidade a medida que a idade dos participantes foi maior, ainda que tenham ocorrido certas divergências em algumas idades. Em relação ao “ano escolar”, os estudantes do 3ª ano demonstram maior maturidade para a escolha do que os sujeitos do 2º ano.

Palavras-chave:
 Maturidade para a escolha profissional, Curso Técnico, Orientação Profissional, Avaliação Psicológica