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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 926-1

Oral / Poster


926-1

AVALIAÇAO DA AUTOPERCEPÇÃO CORPORAL DE INDIVIDUOS CONSUMIDORES DE SUPLMENTOS ALIMENTARES COM O USO DO HTP

Autores:
Catalina Naomi Kaneta1, Maria Silvia C. Gonsales Amaral1, Renato Caio Silva Santos1, Romildo Alves do Nascimento1
1 FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (Av. Santo Amaro, 1239)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Pode se encontrar em toda a história da humanidade os registros da preocupação com o corpo, tanto em saúde como a estética; mas é fato que, na sociedade contemporânea existe uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos apresentam uma maior preocupação com a imagem e a estética, muitas vezes excessiva. Observa-se que certa medida de autoestima é algo desejável pois determina uma identificação positiva com o corpo, no entanto a falta de percepção empática do corpo através de uma imagem incompleta, “borrada”, pouco definida podem determinar o transtorno dismórfico corporal, um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação excessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física buscando-se a reparação através de regimes de fome, uso de medicamentos, vômitos forçados, cirurgia estética e exercícios físicos em excesso que comprometem a saúde. As primeiras pesquisas sobre imagem corporal surgiram estudando-se relações entre lesões cerebrais e alterações na percepção do corpo na década de 50; posteriormente, as investigações acerca da imagem corporal foram intensificada principalmente com pessoas com transtornos alimentares (TAs) em pacientes que muitas vezes se observavam gordas quando, na verdade, eram extremamente magras. Na década de 90 o professor de Harvard psicólogo Harrison Graham Pope Jr., apresentou a classificação de vigorexia, um transtorno obsessivo compulsivo que se caracteriza como uma insatisfação constante com o corpo, levando-os indivíduos à prática exaustiva de exercícios físicos e o uso abusivo de substancias como suplementos alimentares e anabolizantes. A presente mesa redonda tem por objetivo apresentar o uso do HTP (House, Tree, Person) para avaliar a autoimagem corporal e o corpo desejado de indivíduos consumidores de suplementos alimentares. O HTP é um teste de grafismo aplicado em avaliações psicológicas na qual, a partir do desenho produzido, busca-se a imagem interna do individuo e de seu ambiente externo.

Resumo Apresentador 1

ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM DO CORPO Profa Ms. Catalina Naomi Kaneta Sabe-se que um dos primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foi feito por Charles Darwin (1872) e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”; o autor defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais e que a linguagem corporal era uma das primeiras formas de comunicação humana. As emoções são expressas através do corpo como o riso, as dores, a palidez, dentre outros; o organismo manifesta todas as emoções, até mesmo aquelas que queremos esconder de nós mesmos. Quando o corpo reclama (mal estar), temos consciência que não estamos em ordem, ou seja, temos consciência de que não há harmonia interna; a doença física muitas vezes é o resultado de um desequilíbrio onde o corpo e a mente perderam a unidade. Não é incorreto afirmar que todos os pensamentos e emoções provocam reações diversas no organismo, afetando-se assim o funcionamento do corpo. Outra relação entre corpo e mente pode ser encontrada na publicação “Atlas of Man” do psicólogo americano Sheldon (1952); os estudos visavam encontrar uma relação entre a estrutura física do indivíduo e suas características psicológicas. Sheldon (1952) definiu a classificação física do corpo humano em Endomorfo, tendência à obesidade e sem definição muscular; Mesomorfos, grande presença de tecido musculo esquelético, corpo atlético; e Ectomorfos, ossos e músculos finos, tendendo à magreza (ROSE, 1981); e nessas três tipologias estão incluídas algumas características comportamentais e de personalidades especificas.

Resumo Apresentador 2

O CORPO COMO IMAGEM SOCIAL Prof. Ms Renato Caio Silva Santos Mais recentemente os psicólogos reconhecem que as obras de Sheldon (1952), realizou na verdade estudos de estereotipia da sociedade ocidental; pessoas magras podem ser consideradas mais “elegantes” e, portanto, educadas e inteligentes, pessoas mais arredondadas são consideradas simpáticas e mais inocentes e os impactos de tais estereótipos dos tipos físicos são enormes: como no esporte em que a criança com o físico não atlético é considerado não aptas para o esporte em consequência estas adquirem a autoimagem como pouco habilidosas e o ambiente não incentiva a aquisição destas competências. Para Bourdieu (1997), sociólogo francês, a linguagem corporal pode marcar a distinção social; desta forma a apresentação como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza, com o corpo e o consumo alimentar são importantes modos de se distinguir os indivíduos em seus grupos. Diante disso, pode-se considerar que a composição corporal associado a estereótipos como “força”, “belo”, “perfeito” definem as relações deste individuo com o ambiente, principalmente como a sociedade se relaciona com estes indivíduos através dos estereótipos. Esta pode ser uma das hipóteses a ser considerada no estudo sobre motivações dos indivíduos que se submetem a tratamentos estéticos, ou o uso de suplementos alimentares; nem sempre os propulsores deste comportamento são relacionadas à saúde e ao bem estar e sim a busca de um modelo ou estereótipo. Para Schilder (1994), a imagem corporal é a figura de nosso próprio corpo que formamos em nossa mente, ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta a nós. Segundo Thompson (1996), o conceito de imagem corporal envolve componentes objetivos, que se relaciona com a precisão da percepção da própria aparência física, envolvendo uma estimativa do tamanho corporal e do peso; e subjetivo, que envolve aspectos como satisfação com a aparência, o nível de preocupação e ansiedade a ela associada.

Resumo Apresentador 3

O USO DO HTP PARA AVALIACAO PERCEPÇAO CORPORAL Profa. Ms. Maria Silvia C. Gonsales Amaral Nos tempos atuais é crescente a busca por um corpo perfeito. Quando estes associados a saúde e qualidade de vida pode ser considerado saudável, no entanto, inúmeras pessoas buscam uma aparência estabelecida pela sociedade que julgam ser mais importante do que a manutenção da própria saúde. Estudar a imagem corporal destes indivíduos permite a compreensão dos limites entre o saudável e o patológico e auxilia tanto os produtores como consumidores de procedimentos estéticos a manterem uma relação ética de compra e venda em que a satisfação esteja associada à uma necessidade interna e não a imposição de uma sociedade. Este presente trabalho tem por objetivo realizar uma discussão sobre a possibilidade de avaliação da percepção que os individuo que se submetem a procedimentos estéticos tem sobre sua forma física e qual o corpo pretendido ao utilizarem estes tratamentos em especial a suplementação alimentar. A presente pesquisa será realizada em parceria com uma empresa que comercializa suplementos alimentares; 20 clientes de ambos os sexos e de faixa etária diversificada foram convidados a estarem participando da pesquisa de natureza empírica qualitativa através do teste HTP. O House, Tree and Person de Buck (2003), é um teste de grafismo aplicado em avaliações psicológicas, sendo frequentemente utilizado em testes de admissão de empresas. O teste consiste em folhas em branco, o individuo deverá desenhar separadamente uma Casa, Árvore e Pessoa; é permitido o uso do lápis e borracha. A aplicação propõe, que além do desenho realize um inquérito acerca de características e descrições de cada figura produzida (Buck, 2003). Através da análise do desenho produzido busca-se um traço de personalidade: a imagem interna de si mesmo e de seu ambiente. Considera-se, no teste HTP, que os desenhos têm grande poder simbólico, reveladores de experiências emocionais e de ideais ligados ao desenvolvimento da personalidade.

Resumo Apresentador 4

O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES Romildo Alves do Nascimento (aluno) De acordo com a FDA (Food and Drug Administration), um suplemento alimentar é um produto destinado a ser ingerido cuja a função é aumentar o valor nutricional da dieta. Este produto pode ser um, ou uma combinação das seguintes substâncias: vitamina, mineral, erva, aminoácido, ou uma substância dietética para complementar a dieta, podendo ser classificados como: ergogênicos, termogênicos e anabólicos. Uma substância ergogênica poderá melhorar ou intensificar a capacidade de trabalho em indivíduos sadios eliminando a sensação de fadiga física e mental, resultando uma potencialização da performance; suplementos termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura corporal, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite auxiliando na metabolização de gorduras, convertendo-as em energia disponível (LIMA; LINHARES, 2006); e os suplementos anabólicos são aqueles que contem fontes naturias que são capazes de estimular a secreção do hormônios de crescimento, manutenção da massa magra e aumento do tecido muscular auxiliando na hipertrofia muscular. Para Rocha e Pereira (1998), a busca pelo melhor condicionamento físico e pela manutenção da saúde tem levado muitas pessoas à prática de várias modalidades de exercícios físicos em academias; algumas vezes, estes procuram meios rápidos para alcançar seus objetivos através do uso de suplementos alimentares. Existem evidências científicas que para o alcance da vida saudável é necessário apenas a prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação equilibrada sem a necessidade de uso de suplementação, porém, muitos praticantes de atividade física acreditam que sem o uso de suplemento alimentar seria impossível atingir suas metas, que para uma grande parte é a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular (PONTES, 2013). Observa-se então que muitos buscam corpos que muitas vezes são diferentes de sua base biológica ou existe uma autoimagem de que o próprio corpo por si só não é capaz de alcançar tais resultados.

Palavras-chave:
 Avaliaçao, Corporal, Suplementos, Alimentares, HTP