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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 926-2

Oral / Poster


926-2

RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE EM JOVENS ATLETAS

Autores:
Thayz Carina Sousa de Figueirêdo1, Catalina Naomi Kaneta1
1 FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (Av. Santo Amaro, 1239)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO, ANSIEDADE E ESTRESSE EM JOVENS ATLETAS Prof. Ms Catalina Naomi Kaneta Aluna. Thayz Carina Sousa de Figueirêdo Motivação, ansiedade e o estresse são temas frequentemente abordados em pesquisas realizadas em psicologia do esporte. Pesquisadores consideram que tais fatores presentes no dia a dia dos atletas, quando adequados influenciam positivamente no resultado esportivo, no entanto, quando em níveis negativos ou inadequados tais fatores determinam o abandono da prática esportiva. Observa-se que nos estudos sobre praticas esportivas, o abandono é uma preocupação, e este processo de desistência da prática tem sido nomeada por alguns autores como síndrome do Burnout (LOS FAYOS; VIVES, 2002). O termo burnout consiste em uma conjunção entre “burn” e “out”, ambas palavras da língua inglesa, onde a primeira significa “arder”, “queimar”, enquanto a segunda se refere a “fora”, “para fora” (MICHAELIS, 1989). O significado literal para burnout em português é “queimar para, fora”; porém, na síndrome do Burnout (MASLACH; JACKSON,1984, apud RAEDEKE 1997, p. 397) refere-se ao esgotamento; “uma síndrome psicológica de exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional que pode ocorrer em indivíduos que trabalham com pessoas”. Assim, o presente estudo pretende verificar e analisar a motivação, ansiedade e estresse percebidos por atletas adolescentes de ambos os sexos de um clube de São Paulo submetidos à treinamento esportivo, pretendeu-se também investigar a possível relação existente entre estes três fatores. Para tais objetivos foi realizada uma pesquisa empírica de cunho quantitativo na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: o SCAT (Sport Competition Anxiety Test), EMPE (Escala de Motivos Para a Pratica Esportiva), e RESTQ – Sport (Recovery Stress Questionnaire for Athlets). Os resultados foram calculados em média, desvio padrão, frequência e a relação entre fatores através da analise de T-student ou qui quadrado.

Resumo Apresentador 1

AVALIAÇAO DA MOTIVAÇAO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM JOVENS ATLETAS Prof. Ms Catalina Naomi Kaneta Aluna. Thayz Carina Sousa de Figueirêdo Os fatores motivacionais relacionados à prática de esporte na infância e adolescência se constituem em tema de grande relevância para a área do conhecimento esportivo (GILL; WILLIAMS, 2008). Os estudos acerca dos motivos para a prática do esporte em idades jovens justificam-se uma vez que este período pode ser considerado crítico para iniciar a participação efetiva em programas regulares de esporte ou, pelo contrário, abandonar por completo esta prática com repercussão para idades futuras (SIRARD; PFEIFFER; PATE, 2006). Desta forma, entender o que leva um indivíduo a praticar determinada atividade esportiva e, ainda, compreender o que faz com que um sujeito esteja mais motivado do que outro são conhecimentos que devem fazer parte das bases e diretrizes do processo de treinamento. A presente pesquisa foi realizada num clube esportivo localizado na Cidade de São Paulo, nas modalidades judô e voleibol, como indivíduos de ambos os sexos com media de idade de 16 anos. Após a explanação dos objetivos, dos riscos, responsabilidade e sigilo envolvidos na investigação, os sujeitos assinaram um termo de consentimento onde aceitam fornecer voluntariamente os dados para a pesquisa. Como a maioria dos participantes possuem idade inferior a 18 anos foram necessários a autorização dos pais ou responsáveis para a participação na pesquisa assim como para o uso dos resultados. O instrumento utilizado foi o EMPE (Escala de Motivos Para a Pratica Esportiva) de Barroso (2007). Os resultados apontam que em termos motivacionais para a pratica esportiva para os atletas das modalidades judô e handebol, a melhoria da técnica, e o condicionamento físico foram apontados como os principais motivadores da pratica esportiva tendo diferenças entre as modalidades em relação ao resultado em competição que para o handebol parece estar em segundo plano, enquanto o status de vencedor é importante para o judo.

Resumo Apresentador 2

AVALIAÇAO DA ANSIEDADE EM JOVENS ATLETAS Prof. Ms Catalina Naomi Kaneta Aluna. Thayz Carina Sousa de Figueirêdo Em termos gerais, ansiedade é uma característica biológica dos seres humanos, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais, como taquicardia e transpiração, reações estas que preparam o individuo a enfrentar momentos considerados importantes para a vida. A maioria dos esportistas sofre pressão, medo e ansiedade causada pela obrigação de vencer, algo característico em uma sociedade na qual exalta a emoção da vitória e o sofrimento da derrota (BARA FLHO; MIRANDA, 1998). Cratty (1997) considera que com relação aos níveis de ansiedade, a literatura sugere que adolescentes tendem a demonstrarem-se mais ansiosos do que adultos, apresentando decréscimos nos níveis de ansiedade com o passar dos anos. A presente pesquisa foi realizada num clube esportivo localizado na Cidade de São Paulo, nas modalidades judô e voleibol, como indivíduos de ambos os sexos com media de idade de 16 anos. Após a explanação dos objetivos, dos riscos, responsabilidade e sigilo envolvidos na investigação, os sujeitos assinaram um termo de consentimento onde aceitam fornecer voluntariamente os dados para a pesquisa. Como a maioria dos participantes possuem idade inferior a 18 anos foram necessários a autorização dos pais ou responsáveis para a participação na pesquisa assim como para o uso dos resultados. O instrumento utilizado foi o SCAT (Sport Competition Anxiety Test). No caso dos atletas pesquisados por serem na maioria composto por adolescentes, o esperado seria de que a ansiedade competitiva dos atletas se apresente em altos níveis uma vez que podem se consideram pouco competentes em competições devido a insegurança desta faixa etária, no entanto, verificou-se em termos gerais, o perfil de ansiedade dos jovens atletas por modalidade é média para baixa, o que significa que a competição esportiva não representa uma situação de perigo/ameaça para boa parte do grupo ou neste caso talvez a competição não seja encarado com excessiva importância.

Resumo Apresentador 3

AVALIAÇAO DA ESTRESSE EM JOVENS ATLETAS Prof. Ms Catalina Naomi Kaneta Aluna. Thayz Carina Sousa de Figueirêdo Estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente (SEYLE, 1976). Assim, o estresse é necessário à vida e à atividade esportiva, no entanto, a variação no nível de estresse irá determinar se ele está sendo positivo ou prejudicial ao organismo ou à pessoa. Considerando-se que o estresse, assim como a ansiedade, apontados pela literatura esportiva como importantes para o rendimento competitivo e determinantes para a permanência e abandono da prática esportiva, pesquisas com esta temática são necessárias para aumentar a área de conhecimento. A presente pesquisa foi realizada num clube esportivo localizado na Cidade de São Paulo, nas modalidades judô e voleibol, como indivíduos de ambos os sexos com media de idade de 16 anos. Como a maioria dos participantes possuem idade inferior a 18 anos foram necessários a autorização dos pais ou responsáveis para a participação na pesquisa assim como para o uso dos resultados. O instrumento utilizado foi o RESTQ – Sport (Recovery Stress Questionnaire for Athlets) aplicado no mês de outubro de 2014. Em relação ao estresse e recuperação, para os atletas pesquisados as expectativas eram de que muitos destes apresentassem níveis altos de estresse e níveis baixos de recuperação devido a rotina de compromissos assumidos principalmente nesta época do ano na qual os jovens se envolvem em varias atividades além do esporte como provas finais e o vestibular. Esta previsão não se confirmou nos resultados do RESTQ, o grupo como um todo apresentou níveis abaixo da media de estresse e níveis considerados bons quanto a recuperação após estresse o que representa que embora exista conflitos e pressão os atletas tem respondido bem a esta questão mantendo o equilíbrio emocional.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Ansiedade, Estresse, Esporte, Motivaçao, Jovens