Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 939-1

Poster (Painel)


939-1

COMPREENSÃO TEXTUAL: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE PAIS E FILHOS

Autores:
Carla Alexandra Moita Minervino1, LUCIANA XAVIER MARQUES TEIXEIRA ALVES1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Cidade Universitária, s/n João Pessoa)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo teve como objetivo analisar a compreensão textual de pais e filhos. A amostra foi composta por díades (responsável e criança) com crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Para a coleta do desempenho em compreensão foi utilizado o texto “A Coisa” com as atividades de reconto da história e questionário de múltipla escolha. Os dados foram analisados com auxílio de estatísticas descritivas e inferenciais. Das crianças analisadas poucas foram as que conseguiram realizar inferências e relacionar as informações contidas no texto com àquelas armazenadas na memória, fato este que se repete em seus responsáveis. Foi percebido também que apesar da amostra ser dividida em com e sem dificuldades, não houve diferença no desempenho; assim pais e filhos conseguiram captar as informações explicitas no texto. Destaca-se que houve relação entre a escolaridade dos pais e o desempenho em compreensão, no entanto a correlação entre a compreensão dos filhos e dos pais não foi verificada, apesar de ter ficado próxima do nível de significância. Levanta-se as hipóteses de que o texto utilizado seja de fácil compreensão de forma que não foi capaz de diferenciar os grupos com e sem dificuldade; e que a amostra reduzida de díades tenha desfavorecido a correlação na compreensão de pais e filhos. Outro fato interessante foi não ter ocorrido relação entre os hábitos de leitura/estímulos dos pais e a compreensão dos filhos, compreende-se que provavelmente o desempenho em compreensão leitora dos filhos deve-se principalmente aos estímulos recebidos na escola.

Palavras-chave:
 Compreensão Textual, Leitura, Escolaridade