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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 941-2

Poster (Painel)


941-2

Técnica de monitoramento da criatividade (TMC): avaliação por meio de julgamentos

Autores:
Deffendi, Luma1, Schelini, Patrícia1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310 São Carlos - São Paulo - Brasil)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O monitoramento metacognitivo permite que o indivíduo estime algo sobre o seu desempenho cognitivo, bem como sobre quão ajustado esse desempenho está em relação à demanda apresentada pelas tarefas. O produto do monitoramento metacognitivo é chamado de julgamento, e o seu estudo adquiriu grande importância para a produção de conhecimento na área da metacognição, devido à interação entre monitoramento e controle metacognitivos e seu impacto sobre o desempenho do indivíduo. O presente trabalho trata sobre a elaboração e aplicação de uma técnica para avaliar o monitoramento metacognitivo após a realização de tarefas que envolvam criatividade por meio da verificação de julgamentos. A Técnica de Monitoramento da Criatividade (TMC) foi construída de modo que o participante pudesse julgar o seu desempenho de acordo com a sua capacidade de: gerar um grande número de ideias diante da tarefa (Fluência); mudar de perspectiva ao olhar o problema (Flexibilidade); detalhar as ideias propostas para solucionar o problema; propor soluções inovadoras para o problema, quebrando com os padrões habituais de pensamento (Originalidade); e propor soluções criativas de modo geral. Após a aplicação da técnica e da análise dos dados, verificou-se que algumas ressalvas deveriam ser feitas sobre a eficácia da TMC em avaliar o monitoramento metacognitivo dos participantes nas tarefas propostas pelo teste de criatividade. Levanta-se a hipótese de que talvez a técnica não tenha representado adequadamente as noções cognitivas de criatividade e pode-se supor que a maneira com que as características de Fluência, Flexibilidade, Elaboração e Originalidade foram apresentadas aos participantes tenha gerado diversas interpretações dos conceitos e, consequentemente, confusão sobre o que realmente estaria sendo avaliado, dificultando as estimativas de desempenho. Propõe-se, então, uma revisão da técnica e uma reelaboração dos itens de modo que as deficiências sejam minimizadas para uma próxima aplicação.

Palavras-chave:
 Avaliação, Monitoramento, Metacognição, Criatividade, Teste de Torrance