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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 942-1

Poster (Painel)


942-1

Análise factor mixture da Escala de Estresse Percebido em estudantes universitários

Autores:
NUNES, C. A. M.1, NASCIMENTO, P. P.1, HAUCK FILHO, N1
1 USF - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro, Itatiba, SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O estresse percebido caracteriza em que magnitude um indivíduo considera como estressor um determinado evento de vida, enfatizando a perspectiva singular e subjetiva desse indivíduo. Na literatura, um dos principais instrumentos para avaliar a percepção de estresse é a Escala de Estresse Percebido, um instrumento composto por 14 itens que avaliam dois fatores: percepção positiva e percepção negativa dos eventos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a estrutura fatorial da Escala de Estresse Percebido via análise fatorial confirmatória em uma amostra de universitários de uma universidade do interior do Estado de São Paulo. Além de testada a estrutura original de dois fatores, foram testados modelos mixture (com classes latentes), que permitem identificar grupos de indivíduos com respostas inconsistentes ou interpretações idiossincráticas dos itens. Os participantes foram 171 estudantes universitários (média de idades = 23,66, desvio-padrão = 6,61, 68% mulheres). As análises foram conduzidas com o programa Mplus 7.11, usando o estimador Maximum Likelihood robusto e especificando interceptos e cargas fatoriais para variarem, livremente, entre as classes latentes. O modelo de dois fatores originais apresentou um ajuste empobrecido aos dados, enquanto um modelo com os mesmos dois fatores e duas classes latentes apresentou um melhor ajuste (BIC ajustado = 6453,81 versus 6402,16). Uma interpretação das classes latentes revelou que um pequeno grupo de indivíduos (12%) parece ter entendido três itens avaliativos de percepção negativa como sendo avaliativos de aspectos positivos. Esses 12 indivíduos podem ter sido responsáveis, em parte, pelo ajuste empobrecido do modelo de dois fatores quando assumida a amostra total como sendo homogênea. Apesar de os achados sustentarem a estrutura original de dois fatores oblíquos, pode ser necessário atentar para a heterogeneidade populacional ao utilizar a Escala de Estresse Percebido em estudantes universitários.

Palavras-chave:
 Análise Fatorial, Classes latentes, Escala de Estresse Percebido, Estresse percebido