Poster (Painel)
955-1 | Estudo comparativo por sexo do Teste das Pirâmides Coloridas. | Autores: | BRAGA, Aline Pinheiro1, CARDOSO, Lucila Moraes1, OLIVEIRA, Jamille Cavalcante1 1 UECE - Universidade Estadual do Ceará (Avenida Dr. Silas Muguba, 1700 - Campus do Itaperi. Fortaleza - CE) |
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Resumo: Resumo Geral da Mesa
O Teste das Pirâmides Coloridas (TPC) trata-se de um método de auto-expressão, que avalia aspectos do funcionamento cognitivo e da dinâmica emocional do indivíduo avaliado. Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade do TPC, por meio da comparação do desempenho de crianças cearenses do sexo feminino e masculino. A amostra foi composta por 77 crianças, de 6 anos e 6 meses até 11 anos, estudantes de uma escola particular de pequeno porte da capital cearense, sendo 39 do sexo feminino e 38 do sexo masculino. Após comparação dos grupos por t de student, percebeu-se que as cores azul ( t=-1,98, p=0,051), verde (t=-2,55, p=0,013) mostraram-se aumentadas, e consequentemente, houve aumento da síndrome da normalidade (t=-2,5, p=0,015) em meninos, ao passo que a cor violeta (t=3,94, p>0,001) apresentou-se aumentada em meninas. O azul aumentado trata-se de um indicativo de um maior controle dos impulsos, enquanto o verde significa uma sobrecarga de estimulação, que pode levar à ruptura do equilíbrio interno e gerar ansiedade. O aumento destas contribuem para o aumento da síndrome da normalidade, que revela um maior esforço para tentar garantir o equilíbrio e aparentar adequação às expectativas sociais. Já a cor violeta, que costuma ser aumentada em meninas, condizente com os resultados obtidos na amostra em questão, trata-se de um indicativo de ansiedade tanto em crianças quanto em adultos. Os meninos dessa amostra apresentaram maior esforço para o controle emocional do que as meninas. Com base nos resultados obtidos, a pesquisa em questão corroborou no estudo das evidências de validade do TPC para uso com uma amostra de crianças cearense.
Palavras-chave: Teste das Pirâmides Coloridas, Técnicas Projetivas, Avaliação Psicológica |