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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 964-2

Oral (Tema Livre)


964-2

As funções executivas no Transtorno do Espectro do Autismo

Autores:
OLIVEIRA, S. D.1, ELIAS, N. C.; ELIAS, NASSIM CHAMEL1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a um transtorno do comportamento de etiologias múltiplas, com fatores genéticos e neurobiológicos associados que afetam o desenvolvimento global infantil. São crescentes os estudos sobre a definição, a avaliação, o diagnóstico e a intervenção em indivíduos dentro do transtorno. Entretanto, compreender a relação entre os comprometimentos cerebrais e o comportamento do autista, assim como os transtornos associados, e inovar avaliações e intervenções que favoreçam a qualidade de vida do autista, ainda é uma tarefa complexa que requer mais estudos exploratórios. As funções executivas estão entre os aspectos mais complexos das funções cognitivas e envolve tarefas que demandam planejamento, controle inibitório, atenção, memória operacional, flexibilidade cognitiva, fluência verbal e resolução de problemas. Este trabalho tem como objetivo, através da revisão de artigos, verificar a relevância das funções executivas no TEA. Resultados dos estudos apontam que as funções executivas correspondem à área cognitiva com maior comprometimento nas pessoas com TEA. Não há consenso nos estudos que esclarecem em quais aspectos das funções executivas os indivíduos com TEA apresentam maiores comprometimentos. Também não há instrumentos suficientes para avaliação de tais aspectos. Por fim, estudos sobre as funções executivas nos transtornos do espectro do autismo tendem a ser uma área promissora.

Palavras-chave:
 Neuropsicologia, Transtorno do Espectro do Autismo, Funções Executivas