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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 965-1

Oral (Tema Livre)


965-1

Indicadores emocionais no Desenho da Figura Humana em grupos contrastantes.

Autores:
Ingrid Comparini1, Solange Wechsler1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Av. John Boyd Dunlop - s/n° Jd. Ipaussurama - Campinas - SP)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A utilização do desenho da figura humana enquanto medida de avaliação emocional teve seu início em meados da década de 1930 e 1940. Os primeiros estudos eram embasados em teorias e constructos psicanalíticos, o que classificava o Desenho da Figura Humana enquanto instrumento projetivo . Entretanto, esta não é a única forma de avaliação do DFH. O presente trabalho teve como objetivo estudar a validade de um sistema de triagem para avaliação dos totais de indicadores emocionais do desenho proposto por Wechsler (2013). A amostra foi composta por 166 crianças entre 5 e 13 anos (média de 8 anos) sendo 87 do gênero feminino e 79 do masculino. Destas, 64 crianças estavam institucionalizadas, 50 frequentavam clínicas-escola e 52 crianças eram de escolas públicas. Buscou-se verificar a influencia de gênero e tipo de grupo no total dos indicadores emocionais do DFH. A análise foi feita pela Multivariada da Variancia, com medidas repetidas. Depois foi feito o teste post-hoc (LSD) para averiguar qual era a média que comparada com outra estava demonstrando significância. Os resultados apontaram diferenças de sexo (F=11,76, p≤0,001) e de grupos contrastantes (F=2,94, p ≤0,05). A análise post-hoc, para averiguar qual era a diferença apontou que existiam diferenças significativas entre instituição e escola pública, mas não entre instituição e clínica escola. Tais dados indicam que existem evidencias de validade no sistema de triagem dos indicadores emocionais. Futuros estudos, com amostras maiores poderão indicar melhor as diferenças entre estas instituições.

Palavras-chave:
 Desenho da figura Humana, Indicadores emocionais, Avaliação Psicológica Infantil