Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 970-1

Poster (Painel)


970-1

Efeitos do nível de escolarização sobre medidas de raciocínio e cálculo mental em população idosa

Autores:
SANTOS, M. T3, PEREIRA, B. L. S3, ZAMILUTE, H. G3, FERRAZ, V. R.3, SANTOS, P. G.3
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Rua Rio de Contas. Número: 58, Bairro: Candeias. Cidade: Vitória da Conquista)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo buscou investigar se há efeito do nível de escolarização sobre o desempenho de idosos em medidas de raciocínio e cálculo mental. Esse estudo contou com uma amostra de conveniência composta por 80 idosos saudáveis de uma cidade do interior da Bahia, com idade média de 69,69 anos (DP=7,44). Destes, 77,5% (n=62) eram do sexo feminino e 22,5% (n=18) do sexo masculino. A amostra foi dividida em três grupos de acordo a escolaridade dos participantes. Dessa forma, o Grupo 1 foi composto por idosos com 0 a 4 anos de escolarização, o Grupo 2 por idosos com 5 a 9 anos de estudo e o Grupo 3 foi composto por participantes com 10 ou mais anos de escolarização. Como medidas cognitivas foram utilizados os subtestes Raciocínio Matricial e Aritmética (WAIS-III). Os resultados indicaram que os participantes do Grupo 1 (n=38) obtiveram no subteste Raciocínio Matricial desempenho médio igual a 9,05 (DP =2,05) e no subteste Aritmética obtiveram uma pontuação média igual a 8,22 (DP =2,95). Os idosos que compuseram o Grupo 2 (n=17) atingiram no subteste Raciocínio Matricial média igual a 9,71 (DP =2,37) e no subteste Aritmética obtiveram desempenho médio igual 8,24 (DP =3,36). Já os participantes do Grupo 3 (n=25) obtiveram no subteste Raciocínio Matricial média igual a 12,44 (DP =3,07) e no subteste Aritmética atingiram desempenho médio igual a 10,71 (DP =3,56). As médias dos três grupos da amostra foram comparadas através da Análise de Variância (One Way ANOVA) e os resultados apontaram diferenças significativas no desempenho dos idosos com diferentes níveis de escolarização. Dessa maneira, foram observados efeitos do nível de escolarização sobre medidas de raciocínio e cálculo mental na população idosa, uma vez que, os desempenhos dos idosos nessas medidas cognitivas foram significativamente superiores conforme o avanço do nível de instrução.

Palavras-chave:
 Escolarização, Raciocínio, Calculo mental, Idosos