Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 970-2

Poster (Painel)


970-2

Efeitos de transferência para habilidades não-treinadas de um treino cognitivo para idosos

Autores:
PEREIRA, B. L. S.1, ZAMILUTE, H. G.1, SANTOS, M. T.1, SANTOS, P. G.1, FERRAZ, V. R.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Rua Rio de Contas. Número: 58, Bairro: Candeias. Cidade: Vitória da Conquista)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O presente estudo buscou verificar os efeito de um treino cognitivo com foco na estimulação da atenção, memória episódica e memória de trabalho, sobre o desempenho em habilidades não-treinadas de raciocínio e calculo mental. A amostra foi composta por 80 idosos saudáveis (média de idade = 69,69; DP = 7,44 ; média de anos de escolarização = 7,25; DP =5,09), que foram divididos em Grupo Experimental (GE) (n=47) e Grupo Controle (GC) (n=33). O treino cognitivo foi realizado durante oito a doze sessões individuais em frequência semanal. As medidas cognitivas utilizadas nos exames pré e pós-teste foram os subtestes Raciocínio Matricial e Aritmética (WAIS-III), Para avaliação dos efeitos do treino, comparou-se o desempenho dos grupos antes e após o treino. Efetuou-se a ANOVA para medidas repetidas e os resultados indicaram que, para o subteste Raciocínio Matricial, não foram observados efeitos significativos para os fatores isolados Tempo (F(74) =2,80, p = 0,09) e Grupo, não havendo, também, efeitos significativos para a interação entre os fatores Tempo versus Grupo (F(74) = 0,02, p = 0,88). Portanto, não houve diferenças significativas entre os grupos ao longo do tempo que pudessem ser atribuídas à intervenção. Para o subteste Aritmética, encontrou-se um efeito significativo apenas para o fator Tempo (F(74) = 3,90, p = 0,05), sugerindo uma alteração significativa dos resultados nos dois momentos, porém, em ambos os grupos, pois não foi encontrado efeito significativo para o fator Grupo (F(74) = 0,26, p = 0,61). A ausência de um efeito significativo da interação entre os fatores Tempo versus Grupo (F(74) = 1,74, p = 0,19) sugere que as diferenças de escores entre os momentos pré e pós-teste para o GE não podem ser atribuídas à intervenção. Os resultados estão em consonância com os achados da literatura da área.

Palavras-chave:
 Treino cognitivo, Efeitos de transferência, Habilidades não treinadas, Idosos