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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 985-1

Oral / Poster


985-1

PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Autores:
Dell' Agli, B. A. V.1, Caetano, L. M.2, Rosa, H. R.2
1 UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino Fae (Largo Eng. Paulo de Almeida Sandeville, 15 - São João da Boa Vista/SP), 2 USP - Universidade de São Paulo (Avenida Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária - São Paulo-SP), 3 USP - Universidade de São Paulo (Avenida Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária - São Paulo-SP)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A presente Mesa Redonda tem como objetivo apresentar processos de construção e validação de diferentes tipos de instrumentos de avaliação psicológica permitindo concomitantemente a divulgação desses instrumentos, bem como a discussão dos estudos psicométricos que têm sido realizados no caminho de construção, validação e refinamentos desses instrumentos. O primeiro trabalho apresenta as etapas de construção de uma escala de representações de si para escolares, dando a conhecer a originalidade do instrumento e de seu objetivo, bem como o processo de validação de conteúdo, partindo da criação e elaboração de itens, análise semântica por juízes e composição da escala segundo estudo empírico. O segundo trabalho aborda o processo de validação de construto da Escala de Concepções Educativas Morais, apresentando uma escala de avaliação de relações educativas morais entre pais e adolescentes e o processo de validação de construtos da escala por meio da Análise Fatorial Confirmatória. O terceiro trabalho discute a importância do uso do Teste do Desenho da Figura Humana para diagnóstico e intervenção de indicadores emocionais e de inteligência em crianças com e sem queixas psicológicas diversas, apresentando um estudo de refinamento do Teste do Desenho da Figura Humana para diagnóstico e avaliação de crianças com e sem queixas de dificuldades emocionais, pelo estudo de sua validade concorrente e por grupos contrastantes.

Resumo Apresentador 1

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE REPRESENTAÇÕES DE SI PARA ESCOLARES: ELABORAÇÃO DE ITENS As representações de si ou autoconceito consistem em um conjunto de imagens que o sujeito constrói de si mesmo ao longo do desenvolvimento a partir das interações com meio. Poucos instrumentos foram construídos para avaliar esta dimensão, principalmente, em escolares. O objetivo do presente estudo é apresentar as etapas de construção de uma escala de representações de si para essa população. Inicialmente o aporte teórico foi definido e três dimensões foram estabelecidas: representação de si como pessoa, representação de si como aluno e olhar alheio sobre a aprendizagem. Para cada dimensão foram elaboradas um rol de questões abertas, a fim de extrair pensamentos e sentimentos dos próprios escolares. Estas questões foram aplicadas em uma amostra de 10 crianças e percebeu-se dificuldades na expressão verbal. A partir disso, optou-se por construir um pool de adjetivos que estivessem relacionados ao temperamento, comportamentos e sentimentos tendo como parâmetro o contexto escolar. Esses adjetivos foram avaliados por quatro juízes independentes sendo dois da área da psicologia e dois da pedagogia e os que tiveram concordância de três juízes foram mantidos. Os adjetivos foram julgados quanto a seu aspecto positivo ou negativo uma vez que se espera concluir sobre a valência das imagens dos escolares sobre si nas três dimensões e no geral. A escala inicial foi composta por 17 adjetivos positivos e 17 negativos, sendo que 6 positivos e 6 negativos se repetem nas dimensões. Foram elaboradas quatro assertivas sobre os sentimentos na escola e duas relacionadas ao futuro. Foi testada a resposta à escala likert de 5 e 3 pontos e devido às dificuldades apresentadas e a população escolhida, a escala de 3 pontos foi que melhor se ajustou: sempre, às vezes ou nunca. A escala total ficou composta por 80 itens os quais serão analisados em diferentes amostras até a sua composição final. Palavras-chave: Representações de si, construção de escala, etapas para a construção

Resumo Apresentador 2

VALIDAÇÃO DE CONSTRUTO DA ESCALA DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS MORAIS (ECEM) A ECEM (Escala de Concepções Educativas Morais) é um instrumento cujo objetivo é investigar as concepções educativas de pais e mães sobre a relação com seus filhos adolescentes, no tocante a quatro construtos fundamentados na Teoria do Juízo Moral de Jean Piaget: obediência, respeito, justiça e autonomia. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de validação de construto da ECEM, realizada através da Análise Fatorial Confirmatória. O instrumento elaborado na forma de escala de likert com um total de 36 itens, para cada um dos quais os participantes atribuíam uma nota de 1 a 7 (conforme grau de discordância total à concordância total). A escala foi aplicada em 860 pais e mães representativos das cinco regiões do Brasil. A construção do modelo final do instrumento foi realizada através de sucessivos ajustes, sendo que as alterações no modelo foram realizadas buscando maior adequação dos construtos ao mesmo. As decisões de estabelecimento das correlações entre itens, bem como a eliminação de itens e a alteração dos construtos dos itens (valor de resíduo alto indica que aquele item não se ajusta ao modelo), ampararam-se obviamente, nos índices estatísticos, porém todo esse processo foi também definido pela reflexão teórica do pesquisador sobre essas decisões. A análise fatorial confirmatória sugeriu como aceitável a estrutura multifatorial confirmando os quatro construtos (GFI = 0,933, AGFI = 0,919 e RMSEA = 0,0702): obediência, respeito, justiça e autonomia. A ECEM apresentou-se, no final do processo de validação contando respectivamente com 25 itens, sendo 4 representativos do construto obediência, 5 pertencentes ao construto respeito, 8 à justiça e 8 à autonomia. Palavras-chave: Instrumentos de avaliação; desenvolvimento moral; educação moral

Resumo Apresentador 3

TESTE DO DESENHO DA FIGURA HUMANA: COMO FAZER UM ESTUDO DE VALIDADE Uma das mais importantes demandas para a Psicologia na contemporaneidade é a avaliação psicológica infantil, pois a criança costuma ser o emergente das dificuldades da família e do grupo em que vive, trazendo assim preocupações para os diversos setores sociais. A identificação das suas dificuldades é fundamental para o desenvolvimento do trabalho com essas crianças, nas diversas áreas de atuação do psicólogo. Este trabalho discute o uso do Desenho da Figura Humana como um importante instrumento dentre os demais empregados na avaliação psicológica infantil, a partir de pesquisa com o objetivo de estudar a validade do Desenho da Figura Humana. A validade concorrente é investigada pela correlação entre dois sistemas de avaliação cognitiva, na figura do homem e na da mulher, para uma amostra de crianças de ambos os sexos e diferentes idades. Os Indicadores Emocionais no mesmo desenho são investigados comparando um grupo de crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos, que tenham buscado atendimento com queixas psicológicas diversas, com um grupo controle de escolares de mesma idade, sem queixas emocionais, pareados com o primeiro grupo. Investigar a validade concorrente do DFH, por meio da correlação entre os dois sistemas de avaliação empregados na pesquisa, e por grupos contrastantes, pela discriminação das crianças com e sem problemas emocionais, contribuirá para fortalecer a importância do emprego do teste, em ambas as propostas, tanto nas pesquisas como na prática profissional, favorecendo também o uso dos Indicadores Emocionais na identificação de crianças que necessitem de intervenção psicológica. Palavras-chave: Avaliação Psicológica; Desenho de figuras humanas; Validade.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Construção de Instrumento, Validação, Avaliação Psicológica