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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 986-1

Poster (Painel)


986-1

A RELAÇÃO ENTRE VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E RESILIÊNCIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores:
Sousa, V. N.1, Andrade, J. M.1, Silva, M. G. N. N.1, Penha, L.M. F.1, Oliveira, B. L.1, Palhano, D. B.2
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Departamento de Psicologia, Campus I - João Pessoa/PB CEP: 58051-900), 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (CCEN, Departamento de Estatística, MDS, Campus I - João Pessoa/PB CEP: 58051-900)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Ao ingressar na universidade, os jovens se confrontam com as vivências acadêmicas em dimensões pessoais, interpessoais, familiares e institucionais. A Resiliência trata-se de uma forma de adaptação, sendo, portanto, relevante seu estudo no contexto universitário, uma vez que promoverá o enfrentamento de forma positiva perante as adversidades. O contexto no qual se está inserido favorece ou não a ação resiliente. Diante disso, objetivou-se relacionar as vivências acadêmicas com a resiliência em estudantes universitários. Participaram da pesquisa 273 estudantes de uma universidade pública, sendo a maioria do sexo feminino (53,4%), com média de idade de 21 anos (DP = 5,35). Foram utilizados: o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r), a Escala de Resiliência para Adultos (RSA) e um questionário sociodemográfico. A análise de dados foi efetuada por meio do coeficiente de correlação r de Pearson, utilizando-se o software SPSS, versão 21. Os resultados apontaram correlações significativas e positivas entre os fatores dos instrumentos. O fator “Pessoal” do QVA-r correlacionou-se com os fatores “Percepção de si mesmo” (r = 0,55, p < 0,001) e “Futuro Planejado” (r = 0,42, p < 0,001), ambos da RSA. O fator “Interpessoal” do QVA-r correlacionou-se com o “Futuro Planejado” (r = 0,62, p < 0,001). Já o fator “Estudo/Curso” correlacionou-se com os fatores “Estilo Estruturado” (r = 0,57, p < 0,001) e “Coesão Familiar” (r = 0,33, p < 0,001). Por fim, a dimensão “Interpessoal” apresentou correlação com “Recursos Sociais” (r = 0,35, p < 0,001). Parece haver uma tendência maior dos estudantes a serem resilientes na medida em que possuem boas experiências acadêmicas. Estas vivências envolvem processos de adaptação e realização, desenvolvendo assim a capacidade de enfrentamento através do autoconhecimento, das relações que estabelecem e da maneira com que percebem seu contexto.

Palavras-chave:
 Análise dos dados, Resiliência, Vivências Acadêmicas