Imprimir Resumo


VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 987-1

Oral / Poster


987-1

Avaliação da Autonomia, Otimismo e Altruismo: Contribuições da Psicologia Positiva

Autores:
Claudia Hofheinz Giacomoni1, Daniela D'Incão1, Claudia de Moraes Bandeira2
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600 Porto Alegre - RS), 2 LASALLE - Unilasalle (Av. Victor Barreto, 2288 Canoas - RS)

E-mail Apresentador:

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A Psicologia Positiva busca identificar aspectos positivos da personalidade e do desenvolvimento. A literatura científica sobre a Psicologia Positiva vem crescendo e se destacando nos últimos anos. São inúmeras variáveis estudadas, com destaque para otimismo, autonomia e altruísmo, dentre outras. No Brasil, observa-se uma tendência de aumento pelo interesse nos estudos sobre variáveis positivas. No entanto, são necessários investimentos na área da avaliação com a construção, adaptação e validação de novos instrumentos para a realidade brasileira. A presente mesa visa apresentar o estado da arte em pesquisas sobre três aspectos significativos para compreensão do desenvolvimento positivo: a autonomia, o otimismo e o altruísmo. Tais sistemas tem destacado-se como variáveis de impacto no desenvolvimento positivo. A autonomia, muitas vezes referida como sinônimo de independência, de acordo com a Teoria da Autodeterminação é tida como sendo um funcionamento auto-endossado e volitivo comportamental. O otimismo são expectativas gerais frente a eventos futuros. Já o altruísmo, comportamento que visa beneficiar outra pessoa, é um construto que há décadas vem sendo estudado pelas ciências sociais, e que tem sido investigado pela psicologia positiva com contribuições significativas.

Resumo Apresentador 1

Compreendendo o Altruísmo: contribuições da Psicologia Positiva. O lema “fazer o bem faz bem”, vem sendo investigado cientificamente. O altruísmo refere-se a uma forma específica de motivação humana voltada a beneficiar outra pessoa. Biólogos e psicólogos vem estudando o comportamento altruísta ao longo dos anos através de diferentes perspectivas. Questões como: por que ajudamos aos outros?; quais as motivações para o comportamento altruísta?; e, o altruísmo faz parte da natureza humana? vêm sendo investigadas ao longo de décadas. O conceito de altruísmo a partir da perspectiva da Psicologia Positiva é apresentado, bem como sua evolução histórica. Além disso, são apontados o papel da empatia no comportamento altruista e seus principais modelos explicativos. Também são destacados os instrumentos mais utilizados atualmente na literatura. Destaca-se o papel dos modelos de desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e sua importância no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Resumo Apresentador 2

A Autonomia na Adolescência através da Perspectiva da Independência Decisória. O período da adolescência é caracterizado por um crescente aumento na autonomia, sendo que uma das áreas que esta se faz mais aparente é através da independência decisória. Este estudo avaliou o tipo de tomada de decisão (independente ou dependente) e os motivos que estão por detrás da tomada de decisão (externos ou identificados), explorando a relação entre independência decisória, autoestima e na percepção dos adolescentes com relação aos estilos parentais. Identificou-se que aqueles adolescentes que utilizavam mais de motivação externa para a tomada de decisão, tendiam a níveis mais baixos de autoestima e percebiam os pais como negligentes. Os resultados corroboram os preceitos da Teoria da Autodeterminação de que quanto menos autodeterminada a motivação, maior tendência a desfechos negativos no desenvolvimento. A partir destes resultados pode-se pensar que o tipo de motivação utilizada repercute no funcionamento e que a participação parental é muito importante neste período do desenvolvimento.

Resumo Apresentador 3

Avaliação do Otimismo na Infância e Adolescência. Otimismo e pessimismo são expectativas gerais e difusas em relação ao futuro. Crianças e adolescentes que se apresentam mais otimistas em suas habilidades para superar dificuldades demonstram mais autovalor, competência e poucos sintomas depressivos. O otimismo pode auxiliar no aperfeiçoamento dos recursos cognitivos, contextuais e de enfrentamento que promovem uma melhor saúde mental. Evidências empíricas apontam para um declínio nos níveis de otimismo ao longo dos anos. O impacto e o desenvolvimento do otimismo e do pessimismo não têm sido estudados em crianças e adolescentes como têm sido em adultos. As pesquisas com estas faixas etárias são limitadas pela falta de medidas apropriadas que possibilitem avaliar as expectativas ao longo do desenvolvimento. Serão apresentados os estudos de investigação de evidências de validade e fidedignidade de três instrumentos para medir o otimismo na infância e adolescência, são eles: TAPOC, YLOT e PLOT.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Autonomia, Otimismo, Altruismo, Psicologia Positiva