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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 989-1

Oral / Poster


989-1

Serviços de Avaliação Psicológica no ContextodoTranstornodoEspectro Autista, integrando Ensino e Pesquisa: relatos de experiêncianopaís

Autores:
Cleonice Bosa1
2 UFRGS - Pós -graduação em Psicologia (Ramiro Barcelos 2600)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Coordenador: Cleonice Bosa O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada por comprometimentos precoces no desenvolvimento sociocomunicativo e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados e de etiologia desconhecida. Até o momento, não existem marcadores biológicos robustos, sendo o processo diagnóstico ainda realizado com base nas características comportamentais apresentadas pelo indivíduo e na sua história de desenvolvimento, o que constitui um desafio para a avaliação psicológica nesta área. Esta mesa apresenta três diferentes iniciativas de implantação de serviços de avaliação psicológica nesta área, conjugados com pesquisa, em dois hospitais nas regiões sul e sudeste.

Resumo Apresentador 1

Trabalho 1 Modelo de capacitação de profissionais em ambulatórios nacionais especializados na avaliação de Transtornos do Espectro Autista. Palestrante: Profa. Dra. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira. Professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 2. Resumo Os TEA são considerados um dos problemas de saúde mental que mais compromete o neurodesenvolvimento de uma criança. Seu rastreamento e diagnóstico na primeira infância são fortemente recomendados, pois evidências demonstram que a detecção e intervenção precoces impactam positivamente no funcionamento cognitivo, comportamental e socioadaptativo da criança e na qualidade de vida familiar. Diversas diretrizes e políticas representam um avanço, contudo os profissionais da saúde mental ainda não estão devidamente capacitados para conduzir um diagnóstico precoce efetivo do transtorno. Profissionais da saúde precisam estar capacitados para abordar queixas relacionadas a TEA para reconhecer e conduzir com maior efetividade avaliações clínicas diagnósticas. O objetivo da palestra desta mesa será apresentar um programa de capacitação de profissionais da saúde para avaliação de sinais e sintomas de Transtornos do Espectro Autista. Esse programa encontra-se sendo implantado em duas unidades ambulatoriais de referência nacional para o diagnóstico e ações de intervenção junto a crianças e adolescentes com TEA (em São Paulo e Porto Alegre). Serão apresentadas as fases desse processo que abrangem: a) Capacitar 50 profissionais da saúde (pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros) em uma medida padronizada de rastreamento de sinais e sintomas de TEA em crianças entre 12 e 48 meses com a suspeita do transtorno; b) Capacitar esses profissionais para uso de um instrumento padrão-ouro que auxilia o diagnóstico de TEA (no caso, a Autism Diagnostic Observation Schedule/ADOS); c) Verificar indicadores psicométricos da ADOS no contexto brasileiro; d) Padronizar os protocolocos de avaliação neuropsicológica, fonoaudiológica, clínica-comportamental e de funcionamento adaptativo de crianças com suspeita de TEA e implantar esse protocolo em ambas as unidades ambulatoriais das duas capitais brasileiras. A apresentação permitirá mostrar um protocolo estruturado, integrado e sistematizado aplicável a dois centros nacionais de prestação de serviços de alta complexidade relacionados à avaliaçao precoce de sinais e sintomas de TEA.

Resumo Apresentador 2

Trabalho 2 Unidade de Referência em Autismo na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: caracterização do serviço e perfil dos pacientes atendidos. Palestrante: Dra Rosane Lowenthal, coordenadora da Unidade de Referência em Autismo Prof° Marcos Tomanik Mercadante Irmandade Resumo A maioria de serviços disponíveis para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em São Paulo são privados, o que se mostra de difícil acessibilidade para grande parte da população. Isso aponta para a urgência de serviços desta natureza em instituições de atendimento em saúde pública. A Unidade de Referência em Autismo Prof. Dr. Marcos Mercadante, com atendimento totalmente SUS, nasce da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo com o objetivo de constituir-se tanto num centro de excelência no atendimento de pessoas com autismo de todas as idades, bem como numa unidade de pesquisa e formação profissional na área. A avaliação é fundamentada no Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista e as intervenções nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento e da integração sensorial Objetivo: Apresentar: (a) o modelo de funcionamento e a metodologia utilizada para avaliar os pacientes na Unidade de Referência em Autismo Prof° Marcos Mercadante da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; (b) o perfil dos pacientes atendidos, de acordo com a avaliação realizada e suas intervenções. Método: Estudo descritivo e exploratório, baseado em análise dos registros dos instrumentos e materiais utilizados no atendimento, cobrindo diferentes tópicos (número e categoria profissional da equipe e técnicos, número de pacientes em atendimento e características sociodemográficas, modalidade de atendimento, etc.). Resultados preliminares: A Unidade é composta por uma equipe multiprofissional com 39 profissionais; 140 pacientes encontram-se em atendimento, distribuídos em diferentes modalidades de atendimento.

Resumo Apresentador 3

Trabalho 3 Processo de Implantação de um Centro de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em TEA em um hospital no Sul do país: integrando ensino e pesquisa Palestrante: Profa. Dra Cleonice Alves Bosa, Professora Associada, Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; coordenadora do Centro de Avaliação Multidisciplinar em Autismo - CEMA/UFRGS Resumo A avaliação dos TEA envolve tanto aspectos quantitativos (identificação de atrasos no desenvolvimento) quanto qualitativos (especificidades que se “desviam” do padrão esperado para a idade), apontando para a importância de uma equipe multidisciplinar. Há diversos fatores que contribuem para uma grande variação comportamental, linguística e cognitiva, ao longo do espectro, representando um grande desafio para a implantação de serviços nesta área, especialmente na saúde pública. Objetivo: apresentar o processo que antecede a implantação de um serviço de avaliação psicológica e neuropsicológica em TEA no serviço de pediatria do desenvolvimento e do comportamento na Santa Casa de Porto Alegre. Método: (a) estudo de levantamento com base na revisão sistemática e assistemática da literatura sobre instrumentos estruturados de avaliação psicológica e neuropsicológica em TEA, no país; (b) construção e validação de um Sistema de Avaliação Psicodiagnóstica em TEA. Conclusão: foram identificados inúmeros obstáculos para a qualidade da avaliação psicológica e neuropsicológica em TEA na realidade brasileira, porém a integração entre ensino e pesquisa pode contribuir para o suporte inicial necessário à implantação de serviços desta natureza, subsidiando protocolos de avaliação psicológica validados teórica e empiricamente.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 autismo, avaliação psicológica, saúde pública, serviços