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VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 1008-1

Poster (Painel)


1008-1

ADAPTAÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO TÉCNICO.

Autores:
Carla Priscila Silva Pereira1, Acácia A. A. Santos1
1 USF - Universidade São Francisco (Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 Centro Itatiba)

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Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A educação profissional de nível médio vem ganhando visibilidade no Brasil. Na literatura científica existem poucos estudos a respeito do modo como os estudantes do ensino técnico em nível médio aprendem e sobre quais as estratégias de aprendizagem eles utilizam para aumentar o desempenho. Estudos internacionais demonstram que há diferenças no uso de estratégias de aprendizagem nesta população. O presente trabalho estuda a viabilidade do uso da Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) para o ensino técnico profissionalizante. Neste estudo serão investigadas as evidências de validade de conteúdo da escala para a população alvo. Participaram deste estudo 40 estudantes do ensino técnico, cinco professores do ensino técnico, e cinco juízes doutores/doutorandos com experiência em psicometria, ambos os sexos e idade mínima de 18 anos. Foram utilizados como instrumentos a Escala de avaliação de estratégias de aprendizagem – EAVAP-EF, Roteiro de entrevista, roteiro de discussão para grupo focal. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética da Universidade São Francisco. Na primeira etapa foi realizada entrevista com professores, grupo focal com os alunos, e análise de concordância entre juízes. A análise dos dados foi qualitativa, as respostas das entrevistas e grupo focal foram categorizadas e comparadas com os itens já existentes na escala original. Foi identificada a necessidade a adaptação da escala, novos itens foram elaborados e submetidos à análise de concordância entre juízes. Posteriormente será feito estudo piloto para análise da compreensão semântica e ajuste dos itens. Resultados preliminares mostram a necessidade de adaptação da escala, com criação de itens pertinentes à repetição de técnicas, como estratégia cognitiva, que foi referida como a principal estratégia de aprendizagem utilizada pelos estudantes do ensino técnico. A escala deverá ainda ser testada com relação a demais propriedades psicométricas para verificar outras evidências de validade após a adaptação.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Ensino Profissionalizante, Estratégia de Aprendizagem